Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa, diz Bolsonaro sobre isolamento na pandemia
17/05/2021
Prefeitura de Bom Jardim oferece cursos gratuitos para jovens empreendedores que sonham em ter o próprio negócio
17/05/2021

Zé Martins homenageia os garis em João Alfredo

O Dia do Gari é comemorado anualmente no dia 16 de maio, sendo uma ocasião muito especial para que o trabalho destas personagens importantes para o dia a dia da cidade receba o devido reconhecimento. Mas em João Alfredo, na atual gestão, este reconhecimento é mesmo diário, como atestam os próprios profissionais da limpeza pública.
Na manhã desta segunda-feira (17), os garis da Cidade Feliz foram homenageados Prefeitura Municipal, através das secretarias de Serviços Públicos e do Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com a participação da Secretaria de Saúde. Na oportunidade, os garis foram contemplados com uma ação social constituída de música ao vivo, cortes-de-cabelo,embelezamento, orientação odontológica, medidas de pressão arterial, vacinação contra a hepatite, influenza, tétano e febre amarela e distribuição de cestas básicas, culminando com um almoço. Os uniformes aos profissionais da limpeza urbana foram entregues na semana passada.

O evento foi realizado na sede da Secretaria de Serviços Públicos, na Praça da Bandeira, no Bairro Boa Vista, sob os cuidados protocolares para evitar o contágio pelo Novo Coronavírus, e contou com as presenças do prefeito Zé Martins (PSB), do vice-prefeito Cabôco (Avante), e dos vereadores Walque Dutra (presidente da CMJA), Jairo Soares, Toim de Zé Louro, Keinho, Raimunda Enfermeira, Jozivan Guedes e Joana do Sindicato.
No uso da palavra, a secretária e primeira-dama Solange Chaves enalteceu o trabalho dos garis, retratando a vocação, o amor pela vida e o empenho de todos. Solange lembrou que tem que haver o compromisso dos dois lados, gestão e servidor, com o cumprimento de direitos e deveres. ”Organizamos este evento com carinho, pois os garis merecem, pelo grande serviço que prestam ao nosso município”, disse a secretária.  

O prefeito Zé Martins destacou o trabalho árduo dos garis, mencionando as dificuldades encontradas por eles para manter a cidade limpa. O gestor falou que a população deve participar do processo de limpeza pública, contribuindo com o trabalho dedicado desses profissionais. Martins frisou que na atual gestão estes abnegados profissionais têm recebido condições dignas de trabalho como o uso de EPIs (equipamentos de proteção Individual) e uniformes. “Que Deus continue abençoando a cada um responsável por este serviço de limpeza urbana. Parabéns às secretarias por fazer uma homenagem dessas para vocês garis e juntos com trabalho  e união vamos continuar fazendo e vivendo este Novo Tempo”, completou o prefeito.
O Secretário de Serviços Públicos, o engenheiro Edvaldo Cruz, também se pronunciou e parabenizou os garis pela passagem do seu dia e reconheceu as dificuldades e enfrentamentos de cada operário para manter a cidade limpa. Vereadores também usaram da palavra.

Os funcionários aproveitaram o momento de descontração para também compartilharem suas alegrias e dificuldades enfrentadas na profissão.
O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Assim, os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os “garis”.

PMJA – Assessoria de Imprensa
Imagens: Patty Lira e Lucivaldo Lima

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.