WhatsApp lança recurso que permite que fotos e vídeos sejam visualizados apenas uma vez

Katarina Bandeira/Folha de Pernambuco
Quem viu, viu, quem não viu, não vê mais. Essa é a premissa do novo recurso do WhatsApp, que permite que fotos e vídeos sumam logo após serem visualizados pelos usuários.

A novidade, que existe há bastante tempo na rede social vizinha Instagram, chega como uma forma de ocupar menos espaço de armazenamento nos smartphones, além de permitir um maior controle de privacidade.

Esqueça o download
Com o novo recurso, os arquivos de mídia recebidos não ficam salvos nas Fotos nem na Galeria do destinatário. Também não será possível ver novamente as imagens de visualização única depois que elas forem enviadas. 
Para garantir a privacidade do remetente, o WhatsApp afirma que não é possível encaminhar, salvar, favoritar nem compartilhar fotos e vídeos enviados ou recebidos com o recurso de visualização única ativado.
Além disso, só é possível saber se o destinatário abriu uma foto ou um vídeo de visualização única se as confirmações de leitura estiverem ativadas, caso contrário, o mistério ficará no ar.
Também não adianta aguardar muito tempo para ver depois. A empresa explica que a visualização única fica disponível até 14 dias após o envio, depois disso, o arquivo de mídia ficará indisponível na conversa.
Ao ser vista, a frase “Mensagem aberta” substituirá as palavras “Foto” ou “Vídeo” para evitar dúvidas sobre o conteúdo da conversa naquele momento.
“Assim como todas as mensagens pessoais que você envia no WhatsApp, os arquivos de mídia de visualização única são protegidos com a criptografia de ponta a ponta e nem mesmo o WhatsApp pode vê-los. Além disso, as mensagens com esses arquivos de mídia serão sinalizadas com um novo ícone de número “1” para indicar que o conteúdo pode ser visualizado somente uma vez”, explica a empresa em publicação oficial.
Como usar
Para enviar uma foto com visualização única, não há segredo. Ao tirar a foto ou selecioná-la de sua galeria, o usuário deve clicar no campo de adicionar legenda e clicar no ícone de número 1, que fica no canto direito da tela. Depois disso, basta enviar a imagem.
Ao receber, basta – ao abrir o arquivo – manter o dedo pressionado na tela. Assim que o usuário “soltar” a imagem, ela desaparecerá. 
WhatsApp reforça que usuários devem ter cuidado ao compartilhar imagens
Apesar de todo o cuidado para manter a privacidade de seus usuários, o WhatsApp alerta que é possível que os usuários que recebem as imagens possam salvá-las por outros meios. “Envie fotos ou vídeos de visualização única somente para pessoas em quem você confia”.
A companhia avisa que é possível que o remetente “faça uma captura de tela ou grave a tela do celular antes que o arquivo de mídia desapareça”, indicando que o remetente não receberá nenhuma notificação se isso acontecer.
Além disso, também é possível tirar uma foto ou gravar um vídeo usando outro celular antes que o arquivo de mídia desapareça.
Em caso de fotos inapropriadas, a empresa também informa que os “arquivos de mídia protegidos com criptografia podem permanecer nos servidores do WhatsApp por algumas semanas após o envio. Se uma pessoa denunciar uma foto ou um vídeo de visualização única recebido, esse arquivo será enviado ao WhatsApp”.