Volkswagen dá férias coletivas a mais de 8 mil e suspende produção no ABC paulista…

172

A Volkswagem colocou todos os empregados das linhas de produção de sua fábrica em São Bernado do Campo, no ABC paulista, em férias coletivas a partir desta segunda-feira. Os trabalhadores, cerca de 8 mil dos cerca de 13 mil funcionários da unidade, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, só retornarão ao trabalho daqui a 10 dias.

“A Volkswagen tem feito uso de ferramentas de flexibilização para adequar o volume de produção à demanda do mercado”, informou a montadora em comunicado.

Ou seja, as férias coletivas fora de época — geralmente esta folga é dada aos funcionários durante os feriados de fim de ano — devem-se ao fraco volume de vendas de veículos no mercado interno. Apenas os funcionários da área administrativa permanecem trabalhando. Na unidade são produzidos os modelos Gol e Saveiro.

De acordo com a Anfavea, a associação que reúne as montadoras, as vendas recuaram mais de 17% nos três primeiros meses do ano. Os dados sobre vendas e produção da indústria em abril serão divulgados ainda nesta semana.

PESSOAL AFASTADO EM OUTRAS DUAS UNIDADES

A Volkswagen tem ainda outros 940 empregados — 370 de sua fábrica em Taubaté (SP) e 570 da unidade de São José dos Pinhais (PR) em layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho).

A unidade da Volks em Taubaté produz os modelos Up!, Voyage e Gol. No dia 30 de março, a Volkswagen colocou 4.200 funcionários da unidade em férias coletivas por cerca de 20 dias.

A GM, por sua vez, colocou em layoff quase 800 funcionários da fábrica de São José dos Campos, que emprega 5.200 pessoas. Os trabalhadores da unidade ficaram em greve por seis dias no fim de fevereiro, até chegarem ao acordo de suspensão dos contratos em vez de demissões.

Já a Mercedes também já concedeu dez dias de férias coletivas no início do ano, tanto no ABC quanto em Juiz de Fora (MG), onde trabalham 900 pessoas.

Fonte: O Globo