O movimento Todos Pela Educação apresentou em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados análise de pesquisa sobre o nível de alfabetização no país. De acordo com os dados, metade das crianças de 8 e 9 anos que estudam em escolas públicas do país não está alfabetizada.

A análise foi baseada na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), do Ministério da Educação. Os dados apontam que cerca de um milhão de crianças do ensino fundamental não está com nível de aprendizagem considerada suficiente em leitura, escrita e matemática. O exame foi aplicado no ano passado para 2,1 milhões de alunos da 3ª série de 48 mil escolas públicas, segundo informações do Contas Abertas.

A pesquisa apontou que menos da metade das crianças (45%) tem desempenho suficiente em leitura e matemática. O índice é um pouco melhor em escrita, com 66%. Em matemática, as maiores notas são da região Sudeste, mas mesmo assim apenas pouco mais da metade (57,3%) dos alunos apresentou desempenho considerado satisfatório.

Segundo o gerente de políticas educacionais do movimento Todos pela Educação, Gabriel Corrêa, que apresentou os dados para os deputados, o resultado mostra um quadro gravíssimo, que compromete o futuro do país. Como exemplo, Corrêa destacou que metade das crianças não conseguiu calcular, por exemplo, quanto é 112 mais 93.

“O resultado é um fracasso e desanimador. Não haverá mudanças significativas no país se não melhorarmos a educação. Essa área é fundamental para o crescimento econômico, desigualdade social, segurança pública, saúde e ética, aspecto crucial para o combate à corrupção”, disse.

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