Todos por Pernambuco: 3.518 sugestões…

todos-pe1

O segundo ciclo do Todos por Pernambuco reuniu 3.409 pessoas dos sertões de Itaparica, Pajeú e Moxotó. As plenárias aconteceram nas cidades de Floresta, Afogados da Ingazeira e Arcoverde, coletando, ao todo, 3.518 sugestões nas áreas de educação, cultura, saúde, segurança, água, cidadania, desenvolvimento rural, economia, inovação, sustentabilidade e infraestrutura.

O governador Paulo Câmara, que acompanhou diretamente todas as plenárias, mostrou-se satisfeito com o resultado obtido nesta segunda semana. “Foram três dias de muito trabalho, onde estivemos focados no objetivo do Seminário, que é ouvir as pessoas e saber a real necessidade de cada região. Essa é a nossa forma de governar, de planejar as nossas ações. E a população vai nos ajudar a fazer esse planejamento e definir as metas que vamos executar na nossa gestão”, pontuou.

Entre as demandas mais solicitadas nesta edição, algumas merecem destaque. Na área de Saúde, a reforma de hospitais do sertão e o aumento do número de leitos; a universalização do Programa Mãe Coruja, que apareceu como pleito em todas as regiões; além da realização de concurso público. Essas foram algumas das 379 sugestões oferecidas pelos 415 participantes.

A melhoria da estrutura física de algumas escolas estaduais que ainda precisam de reforma, assim como o investimento em quadras poliesportivas nas unidades estaduais foram demandas registradas na sala temática de Educação e Cultura – uma das mais concorridas deste final de semana. Foram 390 participantes nos três dias de encontro e 826 sugestões.

O tema água também registrou demandas importantes. A construção de poços, ampliação da quantidade de reservatórios para distribuição da Água dos carros pipas, bem como a ampliação e construção de cisternas foram alguns dos 375 pleitos na sala temática que reuniu, nos três dias, 292 pessoas.

Na sala de Desenvolvimento Rural surgiram boas sugestões para a área de agricultura familiar, como a criação de viveiros de muda; o ajuste aos programas Terra Pronta e de distribuição de sementes; a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e um estudo sobre o impacto ambiental da Caatinga. Para esse tema, foram, nos três sertões, 243 participações e 522 sugestões. (Magno Martins)