A provável chapa de Raquel Lyra para disputar o governo de Pernambuco
01/03/2022
Delegada Gleide percorre Pernambuco durante o Março Mulher
01/03/2022

Sede da Prefeitura de João Alfredo agora se denomina Palácio Municipal Prefeito Joaquim Gomes Cavalcanti – Sr. Quim

O edifício sede da Prefeitura Municipal de João Alfredo, situado no início da Avenida Treze de Maio, nas imediações da Praça Padre Cícero, no Bairro Boa Vista, agora se denomina “Palácio Municipal Prefeito Joaquim Gomes Cavalcanti”, numa justa homenagem da municipalidade ao falecido ex-prefeito e ex-farmacêutico que era conhecido por “Seu Quim da Farmácia”, e  que durante muitos anos serviu a esta comunidade.
O prédio foi inaugurado em 1968, na administração do ex-prefeito João Francisco de Barros, já falecido, inicialmente abrigando a Prefeitura, a Câmara e o Fórum, recebendo,desta forma, o nome de Centro Cívico Municipal. Com o passar do tempo, os poderes Legislativo e Judiciário foram instalados noutros locais, deixando o Executivo ocupar todo o edifício. Atualmente o paço abriga os gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, as secretarias de Administração, Finanças, Governo, Desenvolvimento Econômico e Controladoria Interna, além do Fumap. 

O prefeito Zé Martins frisa que esta homenagem é um sinal de gratidão do povo joãoalfredense ao nobre cidadão que muito fez pelo município. “Além do seu importantíssimo trabalho na área da saúde como farmacêutico, Seu Quim quando foi prefeito transformou a realidade da nossa cidade com muitas obras, investimentos e melhorias em todas as áreas, elevando a autoestima dos munícipes”. Destacou o gestor.
Seu Quim da Farmácia
Seu Quim da Farmácia era tio do também ex-prefeito e ex-deputado Severino Cavalcanti, falecido em 2020, considerado uma das maiores lideranças políticas da Cidade Feliz. Joaquim Gomes Cavalcanti foi prefeito de João Alfredo no período de 1951 a 1955, com uma gestão empreendedora, destacando-se dentre as ações: a implantação do primeiro sistema de abastecimento d’água (Barragem dos Bultrins), aquisição de um motor para a iluminação pública da cidade e construção do prédio da cadeira pública, além das ações básicas em Educação, Saúde e Assistência Social.
Músico de grande talento e notável seresteiro, integrou antigas corporações e grupos do gênero desta comunidade,com o seu festejado bombardino. Sua última apresentação em público aconteceu em 1991, na abertura do 1º festival da Cultura de  João Alfredo, acompanhado de sua amiga Nenzita Gomes (voz). Era incansável no trabalho, marcando presença sempre que possível, conhecendo muita gente, muitos clientes, muitas autoridades e cultivando amizades verdadeiras e duradouras. Aos jovens ele falava com emoção e entusiamo. Com a idade avançada, mas com plena lucidez, faleceu no final de julho de 1993, deixando legado de honradez, dinamismo, inteligência e solidariedade. 

 PMJA-Imprensa

Fotos: Lucivaldo Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.