“Se eu continuar inelegível, não acredito mais na democracia”, diz ex-presidente Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (17), que caso siga inelegível e não dispute as eleições presidenciais de 2026, não acreditará mais na democracia. A declaração foi dada em uma live da revista Veja.

Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por oito anos. Na ocasião, a Corte Eleitoral entendeu que o capitão reformado havia cometido abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores, em julho de 2022, e atacar, sem provas, o sistema eleitoral.

Posteriormente, o ex-presidente foi novamente condenado à inelegibilidade pelo TSE. Desta vez, por abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, em meio à campanha eleitoral.

Na entrevista de hoje, Bolsonaro afastou a ideia de indicar um nome aliado para a disputa presidencial de 2026.

Eu sou candidato. Não consigo enxergar outro candidato, em função da minha inelegibilidade. Por isso, é uma renúncia à democracia. [….] Agora, eu não consigo me entender como inelegível por esses dois episódios”, disse Bolsonaro.

Em entrevista divulgada na quinta-feira (16), pelo The New York Times, Bolsonaro também descartou apoiar filhos para a Presidência nas eleições 2026. Ele ainda afirmou que encamparia candidatura dos filhos políticos nas eleições para o Congresso Nacional.

Para você ser presidente aqui e fazer o correto, você tem que ter uma certa experiência“, afirmou Bolsonaro.