DIMAS SANTOS

Dimas Prazeres dos Santos nasceu no dia 9 de fevereiro de 1957 em João Alfredo-PE, lugar conhecido como “Cidade Feliz”. Casado, é filho de Antônio Guilhermino dos Santos (Bide) e de Margarida Tabosa dos Santos. Professor, poeta, jornalista, historiador, escritor, produtor artístico, cantor e assessor legislativo.

Estudou o ensino fundamental na Escola Paroquial Dom Bosco, Grupo Escolar Padre Francisco Donino, Escola Jarina Maia, Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora, Colégio Municipal de João Alfredo e Ginásio José de Lima Júnior (Carpina).  Cursou o ensino médio no Colégio Salesiano de Carpina e Colégio Marista Pio XII (Surubim). É formado em Licenciatura Plena de Matemática (Nazaré da Mata), tem Especialização em Recursos Humanos (FFPNM) e atualmente cursa Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas de Limoeiro. Aperfeiçoou-se em jornalismo (vários cursos) através da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) onde é filiado desde 1980.

Foi professor no Colégio Municipal de João Alfredo, Escola Severino Malaquias de Menezes, Escola Presidente Médici (Salgadinho) e Escola Jarina Maia; foi  correspondente regional do Diário de Pernambuco, Diretor Municipal de Cultura (João Alfredo – 1989), Diretor de Eventos (Taquaritinga do Norte – 1990 a 2000), Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (João Alfredo – 1993), Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de João Alfredo(1989 a 1993), Assessor Legislativo da Câmara Municipal de Casinhas (1997/1998), Tesoureiro da Câmara Municipal de João Alfredo (2003), Secretário da Câmara Municipal do Bom Jardim (1990 a 2007), Gestor Legislativo da Câmara Municipal do Bom Jardim (Efetivo desde 2007), Professor aposentado da rede estadual de ensino e foi Diretor-presidente da D.P. dos Santos – Eventos.

É fundador do jornal “O Radar”. Foi colunista político do jornal “Viver Notícias” (Limoeiro). Mantém um blog desde 2009. Promoveu vários shows e eventos sócio-esportivos. Publicou os livros “João Alfredo, Sua História e Sua Gente” , “Pedaços do Viver”, “Biografia do Monsenhor Jonas Menezes”, “Vibrações”, “Gente da Gente” e “Contos & Causos”.

Ao longo de sua trajetória, recebeu dezenas de condecorações, destacando-se a “Medalha do Mérito da Boa Vista” (João Alfredo),  Cidadão Honorário do Bom Jardim-PE (2005),homenageado do Carnaval 2012 (João Alfredo),Festival da Cultura de João Alfredo (2017). 

Em 2008 Dimas Santos disputou e venceu o primeiro mandato eletivo: Vice-prefeito do Município de João Alfredo (2009 a 2012). Nos períodos de 27 de julho a 03 de setembro de 2009, e de 26 de julho de 2011 a 28 de agosto de 2011 exerceu o mandato de Prefeito em Exercício, em virtude de enfermidades do então prefeito Severino Cavalcanti.