Aumento no preço dos combustíveis provoca embate entre presidenciáveis
12/03/2022
Miguel Coelho se encontra com lideranças do Sertão neste domingo
12/03/2022

PT-PE descarta entrada de deputados com mandato no partido para eleições de 2022

Por Alberes Xavier – O PT de Pernambuco tomou uma decisão polêmica e estratégica para as eleições de 2022. Integrantes da sigla aprovaram uma resolução que veta a entrada de novos deputados que já tenham mandato para disputar o pleito de outubro deste ano. A exceção será o deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo.
O caso de João Paulo teve a homologação e o apoio do ex-presidente e pré-candidato ao Executivo Nacional, Lula (PT). João retornou ao Partido dos Trabalhadores (PT), legenda que ele ajudou a fundar na década de 1980. O deputado deixou o PCdoB, onde estava desde 2017.
Com os novos critérios, só poderão entrar no PT para disputar as eleições pessoas que não têm mandato político atualmente. A promessa é que, além de João Paulo, mais nenhum parlamentar seja aceito em virtude desta determinação.
Em Pernambuco Lula é um grande cabo eleitoral, contando com mais de 70% das intenções de voto. Com a nova Legislação Eleitoral a federação tem sido um atrativo, pois, deve ser uma chapa que pode fazer um bom número de deputados estaduais e federais.
Nos bastidores, o PT tem sido procurado por muitos parlamentares com mandato.
PT, PCdoB e PV continuam em negociação para formar uma federação, modelo pelo qual partidos podem se unir e atuar como se fossem uma única legenda, mas são obrigados a permanecer juntos por pelo menos quatro anos.
Em resposta ao atual momento político, o PT, PCdoB e PV informaram que “decidem caminhar para construir a federação e continuarão dialogando com o PSB em busca de sua participação, bem como o envolvimento de outras legendas do nosso campo”, diz nota divulgada após a reunião que debateu o tema na última quarta-feira (9).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.