Gonzaga Patriota se declara contrário à Reforma da Previdência…
16/04/2019
Idoso de 94 anos se forma em direito no RS e comemora: ‘Emoção muito grande’…
16/04/2019

Projetos de Clodoaldo Magalhães facilitam participação popular na elaboração de Projetos de Lei…

Projetos de iniciativa do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) propõem ampliar a participação população na elaboração de leis reduzindo as exigências legais para permitir que projetos de iniciativa popular virem uma realidade em Pernambuco.

As duas proposições do parlamentar já estão em tramitação na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da ALEPE. A primeira delas objetiva alterar a lei já existente que disciplina a iniciativa popular para permitir a coleta de assinaturas digitais. “Não há como desconsiderar que, nos dias atuais, o uso da assinatura digital, o chamado certificado digital, está cada vez mais disseminado na sociedade. Essa tecnologia é recente e não fazia parte do contexto social dos anos 1980”, justificou Clodoaldo Magalhães.

A segunda proposta está ligada à primeira. É uma PEC que visa alterar a Constituição Estadual para diminuir as exigências legais impostas às sugestões de iniciativa popular. Segundo Clodoaldo Magalhães, nunca houve na história da Assembleia Legislativa de Pernambuco uma única proposição aprovada apresentada pela população.

Pela Constituição Federal este tipo de de projeto precisa ser subscrito por ao menos 1% do eleitorado, distribuído em pelo menos um quinto dos municípios do estado, além de ter o aval de não menos que 0,3% dos eleitores de cada cidade.

Pela proposta de Clodoaldo Magalhães, além de garantir a participação por assinatura digital, as exigências para a apresentação de projeto de iniciativa popular caem substancialmente, facilitando desta forma o surgimento de propostas, ficando a necessidade da subscrição de apenas 0,5% do eleitorado estadual distribuídos em 10% dos municípios com não menos de 0,1% dos eleitores de cada município.

No âmbito federal vale registrar que  leis como a da Ficha Limpa surgiu graças a um projeto de lei de iniciativa popular. (Silvinho Silva)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.