Ministério da Saúde finaliza documento para orientar dose de reforço na população adulta
18/11/2021
Jornal inglês coloca Brasil de Tite como favorito na Copa do Mundo; veja top 10
18/11/2021

Prefeitura de João Alfredo realiza a limpeza e desassoreamento da barragem dos Bultrins, na entrada da cidade

A barragem dos Bultrins,  situada às margens da rodovia PE-88, na entrada da cidade, está recebendo da Prefeitura Municipal de João Alfredo o serviço de limpeza e desassoreamento. Trata-se de uma obra aguardada por anos, que teve início ontem. A realização trará grandes benefícios à população, principalmente para aqueles que estão locados nas imediações da represa, inserida no contexto da Academia da Saúde da comunidade.  
Além de aumentar a reserva de água e sua qualidade, a obra restabelecerá o espelho d’água, proporcionando um espaço mais agradável à população, permitindo a retomada de peixes ao local e tornando o curso d’água mais constante durante o ano, além de elevar de sobremaneira o aspecto urbanístico da entrada da Cidade Feliz. Todo o serviço está sendo custeado com recursos próprios da municipalidade joãoalfredense.
A recuperação desta represa é um anseio antigo da população, bem como dos moradores pertencentes àquela região. Prestigiando o início dos serviços, juntamente com o vice-prefeito Caboclo, o prefeito Zé Martins agradeceu a todos os envolvidos na efetivação da obra. Segundo ele, “o prefeito cuida de pessoas, cuida de vidas. Essa obra é fazer exatamente isso, pois a cidade terá muito benefício que trará mais qualidade de vida e cuidado com a população; com certeza será mais um cartão-de-visitas da nossa cidade.” Para ele, isso é cuidar das pessoas, pois a obra reflete um efeito em longo prazo.
O vice-prefeito Caboclo descreve sua satisfação ao ver esta obra em andamento: “Há anos a população aqui da região espera por essa limpeza. Essa barragem foi sendo deixada, por anos ficou sem cuidado, e a gente batalhou muito pra que algo fosse feito. Hoje essa espera chega ao fim, e nós ficamos muito agradecidos.” 
Após a limpeza e desassoreamento, a prefeitura já dispõe de um projeto para a urbanização e embelezamento de todo o contexto da Barragem dos Bultrins, incluindo-se a construção de um pórtico nas imediações da represa, naquele trecho da rodovia PE-88.
Origem
A barragem do Bultrins foi construída durante o governo do então prefeito Joaquim Gomes Cavalcanti – “Seu Quim da Farmácia”- 1951 a 1955, constituindo-se no primeiro reservatório de abastecimento d’água, por gravidade, da cidade de João Alfredo. Em 1974, com a construção da barragem do Canguengo, na divisa com a Encruzilhada (Bom Jardim-PE), e posteriormente a barragem de Pedra Fina (Bom Jardim), a Compesa assumiu o serviço de abastecimento d’água da região, desativando o sistema dos Bultrins. 
PMJA/Fotos: Lucivaldo Lima e Patty Lira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.