Variantes do coronavírus: o que se sabe até agora em 5 perguntas e respostas
10/01/2021
Fragmento Bíblico
10/01/2021

Prefeitura de João Alfredo promove Aulão Interdisciplinar preparatório para o Enem

Neste domingo (10) estudantes de João Alfredo participaram do 1° Aulão Interdisciplinar preparatório para o Enem promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. As provas do Enem começarão no próximo domingo (17). O  evento, pioneiro do gênero na Cidade Feliz, foi transmitido pelas redes sociais e atendeu aos requisitos legais visando a prevenção do covid-19.

O momento de muito conhecimento foi realizado no Auditório Professora Maria Rodolfo Lopes, anexo à Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, no Bairro Bultrins, zona norte da Cidade Feliz, e contou com as aulas ministradas por professores do Curso Conexão nas diversas disciplinas curriculares. 

O evento foi comandado pelo professor Kleiton Brito, secretário de Educação, sendo aberto pelo prefeito Zé Martins (PSB) que ressaltou a relevância do aulão  para os alunos que estão em fase preparatória para o Enem. “O nosso governo dará atenção especial à Educação em todos os sentidos. Neste momento é na preparação dos futuros universitários, mas o ensino fundamental e a erradicação do índice de analfabetismo que ainda assola este município, serão nossos focos principais. Não adianta apresentar boas notas no Ideb e o número de analfabetos continuar a ser alarmante. Temos que melhorar esta situação”, pontou o gestor. 

Além das aulas também aconteceram momentos de descontração a cargo do animador cultural Benízio Filho e a orientação motivacional com a psicóloga Rafaela Melo, sob o tema “foque no que é bom”, reforçada pela secretária do Desenvolvimento Social Solange Chaves.  A ação por certo contribuiu significativamente para a aquisição de conhecimento, preparando os jovens para que venham a fazer uma boa prova e terem bons resultados. Os alunos e os demais participantes tiveram a oportunidade de participar de revisões e tirar dúvidas sobre o Exame que farão nos próximos dias. 

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.