Cientistas ganhadores do Nobel de Medicina avaliam pandemia e criticam o Brasil
19/04/2021
João Alfredo: Poder legislativo representado na entrega de equipamentos em Petrolina
19/04/2021

Prefeitura de João Alfredo cria o projeto de distribuição de mudas nativas, frutíferas e ornamentais

A especulação imobiliária, a industrialização e até mesmo as atividades agropecuárias, propiciaram a remoção da vegetação nativa em diversas áreas no município de João Alfredo, deixando o solo exposto às influências das intempéries e dificultando a recolonização do ambiente pelas espécies outrora nele existentes.
Desta forma, a Prefeitura de João Alfredo, através da Diretoria do Meio Ambiente, ligada à Secretaria de Agricultura, buscou de início  a implantação de um programa de distribuição de mudas com espécies florestais nativas, para utilização em procedimentos de revegetação de áreas desmatadas em João Alfredo, no sentido de minimizar as perturbações decorrentes do desenvolvimento sustentável. Também existe o interesse no plantio de mudas frutíferas e ornamentais.

E foi neste afã que o prefeito Zé Martins celebrou a parceria com o IFPE-Campus Vitória de Santo Antão, resultando inicialmente na aquisição de 200 mudas de árvores frutíferas e 1.500 mudas  nativas e ornamentais, que estão sendo distribuídas com munícipes das áreas urbana e rural, através do Programa “Vamos Plantar”, coordenado pelo diretor do Meio Ambiente Eliathah Cordeiro.
Segundo Eliathah Cordeiro, o projeto vai ajudar a conscientizar a população sobre a importância de valorizar e preservar o meio ambiente, em especial as árvores, e ressalta a importância do acompanhamento técnico dos profissionais da DMA. “Este projeto vai aproximar a população da natureza e fazer com que o cidadão se sinta responsável pela árvore que ele plantou. É importante destacar que todo processo será acompanhado pelos funcionários da diretoria, que escolherão as espécies ideais para serem plantadas no devidos locais e passarão todas as orientações para que a muda cresça forte”, pontuou Cordeiro, lembrando que o primeiro passo para quem quer plantar uma árvore, seja ela dentro de casa, no sítio, em um terreno vazio ou na própria calçada, é conseguir uma muda de espécie nativa e ter bastante amor para adotá-la.

As mudas, no máximo até 10 para cada requerente,  poderão ser adquiridas na Secretaria Municipal de Agricultura, Diretoria do Meio Ambiente, à Rua Maria Aliete Soares, no Bairro Boa Vista. Durante a solicitação é analisada a área do plantio, se há presença de tubulações, distância de outras árvores e qual porte e espécie devem ser utilizados.
O cidadão também pode solicitar os serviços de poda; tratamento fitossanitário; análise das raízes; destoca; pontos de confinamento dentre outros.  Para alguns serviços, é necessária vistoria técnica para análise e parecer.
Eliathah reforça que a arborização se faz necessária para equilibrar o clima, aumentar a permeabilização do solo e proporcionar melhorias na qualidade de vida.

Eliathah Cordeiro

Palmeira imperial
Recentemente a Diretoria do Meio Ambiente de João Alfredo recebeu 12 mudas da espécie palmeira imperial (Roystonea Oleracea) de uma empresa distribuidora de combustíveis que está se instalando às margens da Rodovia PE-88, na entrada da Cidade Feliz, como compensação pelo sacrifício de 4 destas plantas em fase adulta, atendendo a um termo de ajustamento de condutas assinado pelas partes. “Devido ao projeto de construção do posto de combustíveis, o comerciante solicitou o sacrifício de 4 palmeiras, mas compensou com 12 mudas da mesma espécie em fase de crescimento adiantada, conforme o TAC”, explicou o diretor. 

As palmeiras foram plantadas nas imediações da Academia da Saúde e na área externa da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar.”Resolvemos não plantar as novas mudas às margens da rodovia pois, no futuro, com o crescimento da cidade, pode ser que haja a necessidade de sacrificá-las. Por isso, em futura situação idêntica, optaremos sempre pelo replante em praças públicas ou pátios de escolas”, finalizou Eliathah Cordeiro. 

PMJA/ Assessoria de Imprensa- Fotos: Patty Lira e Lucivaldo Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.