Guedes anuncia ‘debandada’ e saída de dois secretários especiais da Economia
12/08/2020
Sem resultados, OMS não vai recomendar vacina russa
12/08/2020

Pré-candidaturas estão definidas para as eleições 2020 em João Alfredo

Sebastião Mendes e Zé Martins

“Em João Alfredo a jiripoca vai começar a piar” –  foi assim que Dona Maria das Neves, 46 anos, residente na localidade da Serra de Pedra, zona rural leste de João Alfredo, comentou acerca do momento político da “Cidade Feliz”, durante encontro com amigas na calçada da sede da Câmara Municipal, na última segunda-feira, dia da tradicional feira-livre local. “Jiripoca vai piar” é uma expressão popular tipicamente brasileira, normalmente utilizada no sentido de “comportamento acirrado”“algo inesperado”“intenso” ou “forte”.

Dona Neves se referiu à definição dos nomes que vão disputar os cargos de prefeito e vice-prefeito de João Alfredo, no pleito marcado para novembro próximo, quando mais de 24 mil eleitores estão aptos a votar. A exemplo de 2012 e 2016, mais uma vez a peleja será  entre dois “pés-de-peias”: Sebastião Mendes (PSD) e José Martins (PSB), que são os pré-candidatos para substituir a atual prefeita Maria Sebastiana a partir do próximo quatriênio.

Na Terra do Polo Moveleiro, “Pé de Peia” é o nome dado aos militantes políticos remanescentes da antiga facção que era liderada pelo falecido Monsenhor Jonas Menezes e Silva, em contraponto aos “Pés Roxos”, que eram liderados pelo também falecido ex-prefeito e ex-deputado Severino Cavalcanti.

Sebastião Mendes e Zeca Falcão

Há meses que o ex-prefeito Sebastião Mendes (PSD) e o atual vice-prefeito Zeca Falcão (PSD) apresentam-se como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, com o apoio irrestrito da atual gestora Maria Sebastiana e de sete dos atuais vereadores, além dos deputados André de Paula (federal PSD), Romário Dias (estadual PSD) e Clodoaldo Magalhães (estadual PSB).

Sebastião Mendes tentará emplacar o 5º mandato de prefeito de João Alfredo e Zeca Falcão o 3º mandato de vice-prefeito. Ambos também já sofreram revés eleitoral: Sebastião (disputa a prefeito em 2008) e Zeca (disputa a vice-prefeito em 1996).

Para concorrer às 13 cadeiras do Legislativo joãoalfredense, o grupo da situação arregimentou 42 pré-candidatos, distribuídos nas legendas do PSD (20 postulantes), PT (7), PSL(14) e DC (1). 

Zé Martins e Caboclo

Do outro lado, a chapa oposicionista foi decidida neste último final-de-semana, tendo o ex-vice-prefeito Zé Martins (PSB) como pré-candidato a prefeito e o empresário Adeildo Oliveira Filho – Caboclo (Avante) como pré-candidato a vice-prefeito, contando com o apoio de seis dos atuais vereadores, do deputado Sebastião Oliveira (federal- Avante) e do ex-deputado estadual Nilton Mota Filho (PSB).

Zé Martins disputou a prefeitura em 2016, sendo derrotado pela prefeita Maria Sebastiana. Caboclo também perdeu para vice-prefeito em 2012 para o próprio Zé Martins. Questionado sobre o que espera da disputa eleitoral em novembro, Zé Martins foi enfático: “Pretendemos fazer uma disputa com propostas concretas para a população, sobretudo pacífica”, ressaltou.

O ex-deputado Zé Maurício (PP), que retirou sua pré-candidatura no início do ano, na época frisou que os integrantes do grupo do “Pé Roxo” estavam liberados para votarem em qualquer candidato a prefeito. Mas, especula-se que o progressista já teria anunciado sua preferência pela pré-candidatura de Sebastião Mendes (PSB).  Mais uma peça do xadrez político de João Alfredo a se deslocar, a conferir. 

A oposição conta com 20 pré-candidatos a vereador na legenda do PSB. “Melhor concentrar os votos para vereador em apenas uma chapa, o que aumentará as chances de elegermos um bom número de candidatos, além de evitarmos problemas durante a campanha”, disse um dos coordenadores locais do PSB. 

Com a nova regra eleitoral, os candidatos a vereador das consideradas pequenas legendas terão mais chances de êxito, desde que obtenham no mínimo 10% dos votos do quociente eleitoral, e consigam, unidos, uma boa “sobra”. Desta forma, não está descartada alguma “surpresa” dentre os candidatos eleitos a vereador. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.