A lição da águia…
22/01/2014
Hoje:
22/01/2014

População tem remédio a preço de custo nas Farmácias Populares …

Desde 2004, os brasileiros podem comprar medicamentos a preço de custo nas farmácias. Criado durante o Governo Lula, o programa Farmácia Popular busca ampliar o acesso dos brasileiros a medicamentos essenciais, como analgésicos, remédios de controle da hipertensão e da diabetes, asma, colesterol, entre outros. Ao todo, existem mais de 25 mil farmácias conveniadas em todo Brasil.

No site do Ministério da Saúde, é possível ver a lista completa dos medicamentos subsidiados pelo governo federal. Para ter direito ao desconto, basta ir a uma farmácia da rede Aqui Tem Farmácia Popular com o CPF, documento com foto e receita médica válida da rede pública ou particular.

As farmácias populares são implantadas por meio de uma parceria do Ministério da Saúde e da Fiocruz com estados, municípios e instituições filantrópicas. Os medicamentos são comprados por esses órgãos de laboratórios farmacêuticos oficiais públicos ou privados. Quando necessário, são adquiridos por meio de pregões.

Em 2006, o programa foi estendido para a rede privada de farmácias, com a criação de uma nova modalidade, o Aqui tem Farmácia Popular. O beneficiado pode comprar três tipos de medicamentos — para diabetes, hipertensão e anticoncepcionais — em farmácias conveniadas ao governo, pagando até 10% do valor do produto. O restante do valor fica a cargo do Estado brasileiro. Veja a lista de medicamentos.

 

Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.