Hoje:
16/05/2022
Lideranças de Caruaru oficializam apoio à pré-candidatura de Chaparral a deputado estadual
16/05/2022

PMB de Pernambuco aciona Justiça Eleitoral para impugnar pesquisa do Instituto Paraná

Blog Mário Flávio – A comissão provisória estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB), representada pelo presidente Wedson Alves Reis, entrou com uma ação junto à Justiça Eleitoral para impugnar uma pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado, registrada na última terça-feira (10) pelo Instituto Paraná.
Entre os argumentos apresentados pelo PMB para questionar a validade dos dados, a legenda ressalta que o formulário apresentado ao eleitor não retrata a realidade do quadro eleitoral político. E cita:
  1. A pesquisa faz todos os cenários de segundo turno considerando como certa apenas a presença do pré-candidato Danilo Cabral (PSB), quando o cenário se apresenta totalmente em aberto. Seria indução de um candidato específico ao segundo turno;
  2. Não apresenta o cenário espontâneo para senador;
  3. Apresenta a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), como pré-candidata ao Senado, quando a social-democrata foi lançada pré-candidata ao Governo do Estado, criando um ambiente irreal para o eleitor;
  4. O quadro eleitoral está bem definido em Pernambuco e percebe-se a ausência de uma pergunta estimulada com o peso do apoio nacional aos candidatos, uma vez que as eleições serão nacionalizadas. Isso, tecnicamente, seria pertinente no cenário para o Governo do Estado e para o Senado.
“Ou seja, a pesquisa é estreita e visivelmente direcionada. É preciso responsabilidade com a divulgação de dados e informações incompletas que confundem o quadro eleitoral e o próprio eleitor”, afirmou Wedson Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.