Opinião: O impasse entre a Câmara e a Prefeitura de Sirinhaém
11/03/2022
Fragmento Bíblico
11/03/2022

Pesquisa Ipespe: Bolsonaro diminui diferença, mas Lula segue líder com 43%

Por Ana Mendonça – Estado de Minas – A mais nova pesquisa do Instituto Ipespe para a corrida presidencial deste ano, divulgada nesta sexta-feira (11), mostra uma redução da diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 43% das intenções de voto, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que  mantém a segunda colocação, com 28%.
Bolsonaro conseguiu reduzir a diferença para Lula, que agora é de 15 pontos percentuais. Na primeira pesquisa Ipespe do ano, em janeiro, a vantagem do ex-presidente sobre o atual era de 20 pontos. Depois do petista e de Bolsoronaro, aparecem os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), com 8% das menções cada.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), conseguiu 3% das intenções de voto. Já a senadora Simone Tebet (MDB-MS) registrou 1%, mesmo percentual do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e do deputado André Janones (Avante-MG). 
Segundo a pesquisa, o empresário Felipe d’Avila (Novo) e o Guilherme Boulos (Psol) foram citados, mas não chegaram a 1% das menções, enquanto o senador Alessandro Vieira (Cidadania) foi testado, mas não mencionado por nenhum entrevistado. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não foi citado nesta pesquisa.
Ainda segundo a pesquisa, 7% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco/nulo, não escolheriam nenhum dos citados ou não votariam. Outros 2% não sabem ou não quiseram responder.
A pesquisa
A pesquisa Ipespe foi realizada  entre 7 e 9 de março de 2022 e representa a amostra nacional de 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do país; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução, renda e recall do voto presidencial 2018. As entrevistas foram telefônicas através do Sistema CATI IPESPE.
A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03573/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.