Deputados do PSD se elegeram graças ao PSB, diz Romário…
16/08/2019
Marília Arraes protocola requerimento de urgência sobre PL que beneficia crianças com Microcefalia…
16/08/2019

Paulo Câmara lança programa “Olhar para as Diferenças”…

Garantir os direitos das crianças com deficiência de 0 a 6 anos no Estado. Esse é o objetivo fundamental do Programa “Olhar para as Diferenças”, lançado ontem (15.08), em Arcoverde – Sertão do Moxotó – pelo governador Paulo Câmara, e coordenado pela primeira-dama Ana Luiza Câmara. 

A iniciativa será implementada inicialmente em 13 municípios, fruto do compromisso do Governo de Pernambuco com o Marco Legal da Primeira Infância, para assegurar que essa parcela da população seja contemplada com serviços de assistência social, saúde e educação, áreas essenciais ao desenvolvimento infantil.

Recebido com a apresentação “Forró dos Cadeirantes”, feita por alunos usuários de cadeiras de rodas da Escola Estadual Monsenhor José Kehrle, Paulo Câmara destacou que o Governo de Pernambuco dará a essas crianças o afeto e os instrumentos necessários ao desenvolvimento, e se comprometeu a lutar para ampliar o programa a todos os municípios do Estado.

“O Programa Olhar para as Diferenças é mais um desafio que estamos lançando. Que possamos acreditar, mesmo com tantas dificuldades e adversidades, na construção de políticas públicas planejadas. Queremos um Pernambuco de oportunidades para todos, por isso, estamos direcionando esse olhar. Queremos chegar nas camadas mais vulneráveis da população, porque enxergamos a necessidade de, cada vez mais, termos um olhar para as diferenças, como o próprio do programa nome diz”, afirmou o governador.

De acordo com Paulo Câmara, a intenção é a de que crianças que nasçam com algum tipo de deficiência tenham segurança de o Estado proverá instrumentos efetivos para que possam se desenvolver em uma fase tão importante como é a Primeira Infância. “Vamos cuidar dessas crianças e fazer com que elas sejam felizes morando no nosso Estado. Vamos trabalhar para que elas se tornem jovens e adultos em um Pernambuco mais justo e unido”, completou o governador.

O “Olhar para as Diferenças” contará com a participação das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde, além de promover parcerias com entidades não-governamentais e com as prefeituras dos municípios. O caráter intersetorial do programa tem como objetivo certificar a permanência, a participação e a aprendizagem durante todo o processo de orientação às famílias sobre os cuidados e encaminhamentos necessários.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, frisou o empenho do governador Paulo Câmara e da primeira-dama Ana Luiza em consolidar o programa. “Foi por meio do governador, de doutora Ana Luiza e de tanta gente que conseguimos realizar o ‘Olhar para as Diferenças’. Temos necessidade de um programa com um alcance como esse, que tem braços fortes na saúde, na educação e na assistência social”, explicou Sileno.

Para auxiliar nas atividades propostas, foram elaboradas cartilhas sobre Deficiência na Primeira Infância e sobre a Síndrome Congênita da Zika Vírus. Além disso, o Governo do Estado disponibilizará 100 kits de desenvolvimento infantil, composto por jogos e materiais pedagógicos, e 13 veículos adaptados para garantir o transporte dos usuários. Uma equipe de 174 profissionais municipais foi capacitada para consolidar as ações do novo programa nas cidades.

O “Olhar para as diferenças” será iniciado nas 13 cidades que compõem a sexta Gerência Regional de Saúde (Geres): Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa. A escolha dos municípios se deu através de um mapeamento territorial que identificou cerca de 450 crianças com deficiência na fase da Primeira Infância morando na região.

Infraestrutura – Ainda no Sertão do Moxotó, Paulo Câmara esteve também em Sertânia, onde vistoriou as obras de recuperação da PE-265 no distrito de Pernambuquinho, no trecho que liga o município à divisa com a cidade de Monteiro, na Paraíba. O governador assinou a autorização para o processo licitatório das obras de restauração da mesma rodovia no trecho que liga a BR-232 à entrada de Sertânia. As ações fazem parte do Programa Caminhos de Pernambuco, que prevê a reestruturação da malha viária estadual até dezembro de 2022. O investimento será da ordem de R$ 3 milhões. (Blog da Folha)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.