Arquivo Fotográfico
12/07/2022
Maria Arraes tende a ser a campeã de votos e Solidariedade deverá eleger três federais
12/07/2022

Para reforçar Danilo e Teresa, Lula desembarca em Pernambuco na próxima semana

Por Pupi Rosenthal/Folha de Pernambuco – Depois de alguns adiamentos, o pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará em Pernambuco na próxima semana, dias 19 e 20, para cumprir uma agenda de compromissos com a Frente Popular – incluindo os pré-candidatos a governador, vice e a senadora, Danilo Cabral (PSB), Luciana Santos (PCdoB) e Teresa Leitão (PT), respectivamente.
A visita servirá, inclusive, de mote para o anúncio oficial do nome de Luciana na vaga. A princípio, a agenda inclui visitas ao Recife, onde estaria previsto um evento sem a participação do grande público; a Garanhuns – onde ele vai conhecer uma réplica da casa onde morou quando criança e construída por iniciativa da direção regional do PT –; e Serra Talhada.
Um ponto que Lula quer incluir na agenda é uma visita às obras da Transposição do São Francisco. A vinda do petista estava sendo aguardada desde o início de junho. Mas além de alguns fatores externos, como as fortes chuvas na Região Metropolitana e o fato de Lula ter adquirido Covid, a falta de um acordo entre o PSB e o PT em torno de uma candidatura única ao governo de São Paulo retardou a agenda.
O ex-presidente trabalhou, desde o começo, para que o socialista Márcio França (PSB) abrisse mão da sua candidatura em favor de Fernando Haddad (PT) – o que só foi anunciado oficialmente na última sexta-feira (8).
Resolvido esse impasse, Lula assegurou sua vinda ao Estado, onde vai pedir votos em favor de Danilo Cabral. Nos bastidores da campanha socialista, esse momento pode ser crucial para alavancar o nome de Danilo nas pesquisas. Na primeira pesquisa sobre as Eleições 2022 realizada pela Folha de Pernambuco, em parceria com o Ipespe – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, e divulgada no último dia 4 de julho, Danilo tem 10% das intenções. No entanto, 52% dos eleitores informaram a intenção de voto aumenta se o candidato tiver o apoio de Lula.
Palanque socialista
A cada dia, cresce a preocupação da Frente Popular com a ligação do nome de Lula com o de Danilo. Isso porque a também pré-candidata Marília Arraes (SD) vem colando a sua imagem na do petista. Na semana passada, durante visitas ao interior, coube ao pré-candidato a suplente de senador de Teresa Leitão, Sílvio Costa, defender a coligação. “Nesse momento, a gente precisa estar unido. Aquele povo que saiu da Frente Popular, no fundo, está a serviço de (o presidente) Bolsonaro. Porque quem está a serviço de Lula, está no palanque da Frente Popular”, chegou a dizer Sílvio em Brejo da Madre de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.