Os players de peso para 2022 em Pernambuco…

Recém-encerrado o processo eleitoral de 2018 com a segunda vitória de Paulo Câmara sobre Armando Monteiro, há um sentimento generalizado no meio político sobre os nomes que efetivamente sonham com o Palácio do Campo das Princesas. Tanto na base governista quanto na oposicionista, há atores que terão prevalência na equação da disputa de 2022 sem esquecer de que o cenário da eleição estadual receberá forte influência da disputa municipal de 2020.

Nas hostes governistas surgem pelo menos dois nomes com envergadura para disputar a sucessão de Paulo Câmara, o primeiro deles é Geraldo Julio que terá em 2020 um grande teste para chegar vivo no PSB e na Frente Popular. Ele surge como nome natural se fizer o sucessor no Recife, pois é um prefeito bem-avaliado e tem capital político para sonhar com o Palácio do Campo das Princesas.

O segundo nome trata-se do senador Humberto Costa, um dos grandes vitoriosos de 2018 que sempre sonhou em governar Pernambuco. Uma vez candidato em 2022 não teria absolutamente nada a perder pois estaria no meio do seu mandato de senador e poderia contribuir com o PT na construção nacional de 2022 garantindo ao partido um palanque em Pernambuco. Resta saber se Humberto teria coragem de findar sua aliança com o PSB alinhavada em 2018 que lhe garantiu mais oito anos no Senado Federal.

Já no âmbito oposicionista pelo menos dois nomes surgem como possibilidades bastante efetivas para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. O primeiro deles é o senador Fernando Bezerra Coelho que por duas vezes, 2014 e 2018, bateu na trave de disputar o governo, e teria em 2022 a sua última chance de tentar governar Pernambuco. Ele só não será candidato em 22 se a conjuntura lhe for extremamente desfavorável, mas ainda assim não teria nada a perder, pois o risco de disputar o governo seria o mesmo de tentar a reeleição para o Senado.

O segundo nome da oposição é o prefeito Anderson Ferreira, de Jaboatão dos Guararapes, que terá em 2020 o grande teste para as eleições de 2022. Uma vez reeleito, Anderson abdicaria de mais dois anos como prefeito da segunda cidade mais importante de Pernambuco para tentar o Palácio do Campo das Princesas. Em política as coisas mudam como as nuvens, mas até segunda ordem, Anderson Ferreira, Fernando Bezerra Coelho, Geraldo Julio e Humberto Costa surgem como os principais nomes para tentar o governo de Pernambuco em 2022. (Edmar Lyra)