Os candidatos a campeões de votos em 2018 …

Na eleição passada, Pernambuco teve Eduardo da Fonte, Pastor Eurico, Jarbas Vasconcelos, Felipe Carreras e Anderson Ferreira entre os mais votados do pleito para deputado federal, todos entre 150 e 283 mil votos.

Na disputa pelas 49 vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, os mais votados, foram, pela ordem Cleiton Collins, Presbítero Adauto, Raquel Lyra, André Ferreira e Simone Santana, que ficaram entre 73 e 216 mil votos.

Com Jarbas Vasconcelos na disputa pelo Senado e Anderson Ferreira que foi eleito prefeito de Jaboatão dos Guararapes, apenas o Pastor Eurico e Eduardo da Fonte devem figurar no top 5. Felipe Carreras teve uma perda significativa de bases no Recife, e deverá ficar de fora do rol dos cinco mais votados. Para estas três vagas restantes, João Campos é pule de dez para figurar neste rol, pois virou a prioridade número 1 do PSB. Além dele, André Ferreira se for candidato a deputado federal pode repetir o feito do irmão e atingir 150 mil votos. Outro nome que tem todas as condições de atingir o posto de um dos cinco mais votados é Sebastião Oliveira, que ampliou muito suas bases e deverá ficar na casa dos 150 mil votos.

Já para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, com a saída de Raquel Lyra que virou prefeita de Caruaru e André Ferreira que disputa novo cargo este ano, Cleiton Collins e Presbítero Adauto, seguem firmes entre os mais votados, enquanto Simone Santana, sem a prefeitura de Ipojuca, deve ter perda de votos e sair do rol dos mais votados. Então surgem como potenciais nomes para ficar entre os mais votados Nilton Mota, Rodrigo Novaes, Aglailson Victor, Manoel Ferreira e Álvaro Porto.

Todos ampliaram as bases em relação a 2014, bem como as suas respectivas estruturas, o que fazem destes nomes potenciais puxadores de voto para ajudar suas respectivas chapas proporcionais.