Lula acena a jovens e evangélicos e critica Bolsonaro em evento em SP
22/04/2022
Vereadores aprovam dez matérias do Poder Executivo em João Alfredo
22/04/2022

Oposição terá dificuldade em afunilar candidaturas 

Por Edmar Lyra – O deputado federal Ricardo Teobaldo defendeu que Marília Arraes, Miguel Coelho e Raquel Lyra convergissem numa única candidatura para evitar que aconteça um segundo turno entre Anderson Ferreira e Danilo Cabral. A tese está correta, porém esbarra numa questão elementar que é a vontade pessoal de cada postulante. Os três nomes têm justificativas plausíveis para levar adiante seu projeto e não será tarefa das mais fáceis chegar a um entendimento.
A disputa entre Daniel Coelho (Cidadania) e Mendonça Filho (Democratas) na pré-campanha do Recife e em especial pelo apoio do PSL à época culminou na fragilidade dos dois após a decisão do PSL de ter candidatura própria na capital pernambucana. Daniel desistiu de sua candidatura e acabou apoiando Patrícia Domingos, enquanto Mendonça seguiu com seu projeto e viu a oposição se fragmentar ainda mais com a entrada do deputado Alberto Feitosa na disputa pelo PSC.
O resultado acabou previsível, nenhum dos envolvidos na discussão de unidade da oposição chegou ao segundo turno porque os projetos pessoais ficaram sobrepostos a um projeto maior que seria vencer a prefeitura com a melhor estratégia. A história tende a se repetir em 2022 porque nenhum dos três envolvidos, Marília, Miguel e Raquel, estão dispostos a abrir mão da cabeça de chapa.
Por mais que tenham argumentos sólidos para levar adiante seu projeto, os três nomes terão que se entender e quando há um sentimento de igualdade entre os envolvidos, tal qual na prefeitura do Recife, o entendimento fica cada vez mais distante. O filme já foi visto, se reúnem, realizam conversas em privado, mas a convergência não acontece e se permanecerem com as três postulações, todos sairão igualmente prejudicados como os atores da disputa municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.