Arquivo Fotográfico
01/08/2022
TSE inicia divulgação de dados sobre candidatos em 2022
01/08/2022

Opinião: Convenções reforçam atipicidade da eleição deste ano

Por Edmar Lyra – Com cinco nomes disputando o governo de Pernambuco com chances efetivas de ida ao segundo turno, quatro oficializaram suas candidaturas no final de semana. Primeira a consolidar sua candidatura, Raquel Lyra (PSDB) reuniu, de acordo com os organizadores, cerca de oito mil pessoas no Clube Português no sábado e enalteceu o cuidado com as pessoas mais vulneráveis. A tucana apresentou como companheiros de chapa Priscila Krause como sua vice e Guilherme Coelho no Senado, apostando numa chapa com integrantes da capital, agreste e do sertão.
Segundo a realizar sua convenção no início domingo, Anderson Ferreira (PL) colocou uma quantidade significativa de pessoas no evento, estimando cerca de doze mil presentes no Clube Português, de acordo com os organizadores da sua campanha. Candidato de Bolsonaro em Pernambuco, Anderson oficializou Izabel Urquiza como vice e Gilson Machado Neto como senador. Numa clara vinculação com a campanha presidencial, o PL aposta na força do bolsonarismo para levar Anderson ao segundo turno e eleger Gilson senador.
Marília Arraes (SD), por sua vez, escolheu o local com maior capacidade de público, o Classic Hall, e conseguiu lotar as dependências da casa de shows, com público estimado de quinze mil presentes. Marília oficializou Sebastião Oliveira como vice e André de Paula como senador. O trio aposta na força de Marília e na vinculação com Lula e Arraes para consolidar sua liderança nas pesquisas eleitorais.
Nome do União Brasil, Miguel Coelho foi o que mais enfrentou instabilidades para a realização da sua convenção, como a dúvida do caminho que seria adotado pelo presidente nacional do partido, Luciano Bivar. Apesar dos desafios, fez um grandioso evento para oito mil pessoas no Clube Internacional. Miguel oficializou uma chapa puro-sangue com Alessandra Vieira vice e Carlos Andrade Lima senador e aposta na sua brilhante gestão de Petrolina para chegar ao segundo turno.
Após um final de semana intenso, as atenções se voltarão para a convenção da Frente Popular que oficializará Danilo Cabral (PSB). A priori a convenção está marcada para o Clube Português, mas há quem afirme que possa ter alteração de local, o Classic Hall, o que ajudaria a fazer um tira-teima com Anderson e Raquel na primeira opção ou com Marília na segunda.
Confirmado – O deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil, oficializou sua tentativa à reeleição para a Câmara dos Deputados. Com isso deixou a disputa pela presidência da República, cujo nome pode ser a senadora Soraya Thronicke numa aliança com o Podemos.
No aguardo – Apesar de ter oficializado sua candidatura à reeleição pelo Cidadania, o deputado federal Daniel Coelho terá uma conversa com Raquel Lyra para tratar da rearrumação da chapa de federal para seguir adiante com seu projeto. A ida de Guilherme Coelho para o Senado tirou cerca de 20 mil votos da chapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.