Hoje:
23/01/2019
Sisu: MEC diz que resolveu problema de lentidão, provocado por acesso recorde…
23/01/2019

Olinda: Olinda: clássico eleitoral à vista…

Por Arthur Cunha

Olinda pode ser palco de um clássico eleitoral em 2020 com dois candidatos de perfil popular disputando voto a voto a prefeitura. Postulando reeleição, o prefeito Professor Lupércio vem forte – reina sozinho, sem oposição. Mas ele pode ter pela frente nada menos que o ex-prefeito do Recife, João Paulo, o plano “A” do PCdoB para retomar o poder na Marim dos Caetés, cidade que os comunistas governaram por 16 anos ininterruptos antes de terminarem apenas na quarta colocação do último pleito, com a hoje vice-governadora Luciana Santos.

Sem alarde, João Paulo se mudou para Olinda; mora no bairro de Jardim Atlântico. Mais importante do que isso: o deputado estadual eleito já está fazendo política na cidade desde o ano passado, quando se elegeu na rabeira da coligação para a Alepe. Um possível empecilho, a baixa votação que ele obteve no município (2.267 votos), não deve ser levado em conta, já que teremos uma nova eleição, com outra realidade e um contexto específico.

Um fator importante capaz de embolar o meio de campo é que os dois candidatos têm perfis semelhantes: nasceram em Olinda, são bons de rua, falam a língua do povo e contam com o argumento da origem humilde, o arquétipo do “coitadinho”. Outra semelhança é que ambos ascenderam ao poder quando ninguém acreditava que eles se sairiam vitoriosos; sabem trabalhar na adversidade. As histórias de vida guardam semelhanças. O desafio, portanto, é achar um diferencial. Quem o fizer, terá vantagem.

Outro ponto importante será o apoio do PSB. Lupércio ainda não abraçou o governo como deveria, dizem; o que pode complicar para o seu lado. Fontes do Solidariedade, partido do prefeito, asseguram, porém, que a Frente Popular já firmou compromisso com a reeleição do atual gestor. E que um eventual projeto João Paulo seria uma “aventura” do PCdoB. Pode até ser. Mas não é segredo que Luciana Santos e Renildo Calheiros vão se concentrar em viabilizar o aliado no seu quintal. Essa briga, meus amigos, vai ser muito boa. (Magno Martins)  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.