O favoritismo do candidato do PSB em 2020…

A Frente Popular, liderada pelo PSB, venceu quatro eleições no estado e duas no Recife no período de 2006 a 2018. Nas eleições de 2008, a coalizão do PSB venceu a disputa na capital pernambucana com João da Costa indicando Milton Coelho para o posto de vice-prefeito. Portanto, o partido está invicto tanto no estado quanto na capital há treze anos.

Nas eleições de 2020, há um sentimento generalizado na classe política de que o atual prefeito Geraldo Julio, bem-avaliado, tem todas as condições de fazer o sucessor no ano que vem. A força do PSB com a máquina estadual também deverá fortalecer aquele que vier a ser o candidato.

Outro sentimento muito latente é o de que os nomes colocados pela oposição envelheceram antes do tempo, como Daniel Coelho, Priscila Krause e Mendonça Filho, que foram derrotados pelo PSB em 2008, 2012 e 2016, e não ofertam muito perigo à hegemonia do partido na capital.

Se a oposição apostar em políticos tradicionais, como sinaliza que fará, as chances de o PSB vencer novamente em 2020 aumentam muito. O nome de João Campos segue como uma alternativa muito competitiva, ora por ser do PSB, ora por ser jovem e bem votado. Então, em condições normais de temperatura e pressão, o PSB tem tudo para ganhar mais uma eleição no ano que vem. (Edmar Lyra)