Prefeitura de João Alfredo realiza distribuição de cestas básicas e peixes para famílias carentes
13/04/2022
Morre aos 86 anos o ex-prefeito de Cumaru, dr. Zé Américo Medeiros
13/04/2022

Nova pesquisa PoderData: Lula tem 40% e Bolsonaro 35%

Rede Brasil Atual – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o primeiro turno da eleição presidencial com 40% dos votos, contra 35% de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (13), o petista oscilou 2 pontos percentuais pra baixo, dentro da margem de erro, em duas semanas. Já Bolsonaro cresceu 3 pontos. Ou seja, a ausência Sergio Moro (União Brasil) que tinha 6% na pesquisa anterior (30 de março), teve reflexo apenas parcial em favor do atual presidente.
Lula venceria também um eventual segundo turno, por 47% a 38% – ou 55,3% a 44,7 considerados apenas os votos válidos (descontados branco, nulos e nenhum). Desse modo, a pesquisa PoderData destoa das demais divulgadas nos últimos dias, em que Lula aparece acima de 60% dos válidos em segundo turno. E nas quais Bolsonaro ostenta taxas de rejeição acima de 60%.
Além disso, a simulação sem Moro na lista altera pouco o quadro considerados apenas os votos válidos no primeiro turno. Isso porque o percentual de Lula – excluídos os votos brancos, nulos e nenhum – fica em 45%, enquanto a soma dos adversários, em 55%. Ou seja, a diferença em relação à sondagem anterior nesse quesito é nenhuma.
A pesquisa traz o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) bem mais atrás, agora com 5%.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3%, assim como o deputado federal André Janones (Avante-MG). A senadora Simone Tebet (MDB-MT) tem 2% e o José Maria Eymael (DC), 1%. Os demais candidatos não pontuaram, enquanto o percentual de brancos e nulos e não sabem soma 11%.
A pesquisa PoderData (registro no TSE BR-00368/2022) foi feita de 10 a 12 de abril, com 3.000 entrevistas feitas por telefone com eleitores de 322 municípios em 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.