No Sindaçúcar, Raquel fala sobre a importância do setor sucroenergético, que gera 75 mil empregos diretos e 125 mil indiretos

A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, esteve reunida, na tarde de ontem (11), com representantes do setor sucroenergético, que fazem parte do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE). O encontro aconteceu na sede do sindicato e contou também com a presença do ex-senador Armando Monteiro e do ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto.
A reunião foi iniciada com uma breve apresentação do segmento, feita pelo presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, que teve como objetivo mostrar o impacto positivo do setor na economia de Pernambuco, mas que precisa de mais reconhecimento e valorização.
“O setor sucroenergético é de grande importância para a economia pernambucana, em função da sua capacidade de gerar empregos e renda, porém não há um devido reconhecimento social dessa atividade e nem da empregabilidade que ela proporciona”, afirmou Renato Cunha.
Hoje, de acordo com o presidente do Sindaçúcar, Pernambuco conta com uma estrutura produtiva com 13 usinas, com mais de 8 mil produtores de cana, que geram 75 mil empregos diretos e mais de 125 mil indiretos, representando 3,0% do PIB estadual (R$ 7 bilhões).
Raquel escutou as dificuldades e os anseios dos representantes da entidade e se comprometeu a ter um olhar diferenciado para a atividade, desde a infraestrutura à geração de novas oportunidades. “Este é um setor tradicional de nossa economia, que tem investido em inovação, tem atualizado o seu modelo de negócio e que está em permanente modernização com o investimento em tecnologia, além de também valorizar a dimensão socioambiental”, destacou Raquel.
    
Dentre as questões debatidas na reunião estiveram uma participação maior nos fóruns de debate voltados para a economia do estado, a melhoria das estradas, o acesso à água e a uma política tributária que possa incentivar ainda mais o setor.
“Tem o problema da falta de água, das barragens que não foram concluídas, da buraqueira nas estradas, mas o que falta mesmo é capacidade e vontade de mudar, de melhorar. E aqui me comprometo a ter uma relação aberta com o setor, para que vocês também possam me ajudar a montar o nosso Plano de Governo e fazer essa mudança que todos nós queremos”, disse Raquel.
Armando Monteiro falou da importância de Raquel reunir-se com um setor que tanto contribui para a economia de Pernambuco, sobretudo em um momento de estagnação pelo qual passa o Estado.
“Raquel tem compromisso em fazer Pernambuco avançar. Ela tem uma visão diferenciada e está preparada para governar o estado. Não é o seu sobrenome que a credencia, mas a sua trajetória na vida pública, construída com esforços próprios”, afirmou Armando.
João Lyra Neto ratificou a fala de Armando, enaltecendo a capacidade de liderança de Raquel, bem como o seu compromisso de cumprir o que é proposto. “O que ela fez por Caruaru mostra a sua capacidade de gerir. A mudança que fez lá, irá fazer em todo Pernambuco”, concluiu.
O Sindaçúcar atua para o desenvolvimento do setor sucroenergético de Pernambuco e, entre outras atividades, elabora estudos, presta assistência jurídica aos associados e incentiva o melhoramento tecnológico.