Copom eleva Selic em 1 ponto e taxa vai a 11,75% ao ano
17/03/2022
Zé Martins reúne multidão na recepção a Miguel Coelho em João Alfredo
17/03/2022

Mudança de pandemia para endemia deve acontecer até 31 de março, diz Bolsonaro

Foto: Estado de Minas

Poder 360O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse recentemente que o governo deve rebaixar o status de pandemia da covid-19 para uma endemia até o fim de março. A mudança deve ser feita por meio de portaria assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Ele [Queiroga] já sinalizou há poucos dias que seria uma portaria, como definido em lei, [para] nós aqui sairmos da pandemia e entrarmos na endemia. Ou seja, isso deve acontecer até o final desse mês, é isso que está sendo previsto pelo Ministério da Saúde”, disse em entrevista, exibida ontem (16), à TV Ponta Negra. A troca para endemia fará com que a covid-19 deixe de ser tratada como uma emergência de saúde. Assim, medidas de combate à covid-19, como o uso de máscaras, podem cair.
Segundo Bolsonaro, as medidas sanitárias contra o novo coronavírus “não se justificam mais” e já não são mais adotadas pela população. Ao longo da pandemia, o presidente foi contrário ao uso de máscaras e desrespeitou diversas vezes orientações contra promover aglomeração durante viagens pelo país.
Realmente não se justifica mais todos esses cuidados no tocando ao vírus. Todo mundo vê que praticamente acabou isso daí. Você vê no próprio Carnaval, nas praias, que o povo abandonou praticamente máscara e outros cuidados. Porque praticamente chegou ao fim”, disse.
A classificação de endemia deve ter impacto administrativo ao acabar com a Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional). Normas atreladas à vigência da Espin podem perder a validade. Isso pode afetar de autorizações emergências concedidas a vacinas e remédios contra a covid-19 até compras públicas.
Na entrevista, Bolsonaro também elogiou a campanha de vacinação contra a covid-19. “A vacina atingiu a todos voluntários no Brasil e nós acreditamos que a questão do vírus está controlada”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.