Mota debate fortalecimento da produção de frutas…

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, foi, quinta-feira (14), ao município de São Vicente Férrer, no Agreste, debater com o prefeito Flávio Régis questões produtivas do município, com o objetivo de impulsionar a produção de frutas na região. Também participaram do encontro o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (Ipa), Gabriel Maciel, o presidente da Câmara Municipal, Senar, além de vereadores, secretários da prefeitura e técnicos.

O primeiro ponto debatido foi a instalação de uma unidade demonstrativa de Bouveria, que envolve a produção de banana. O segundo ponto foi a readequação da Agroindústria local para fabricação de polpa e sucos. São Vicente Férrer dispõe de quatro mil hectares de plantação de banana, 500 hectares de uva e outros 150 de goiaba; sendo uma área com a produção já caracterizada.

Continua…

O terceiro assunto discutido teve como tema uma tecnologia para a pulverização agrícola via drone contra o Mal da Sigatoka, um fungo que provoca a morte precoce das folhas de bananeira e o enfraquecimento da planta, o que pode acarretar em diminuição da produção.

“Todas essas questões têm por objetivo fazer com que a produção de frutas na região seja impulsionada, tendo em vista a normalização. É uma determinação do governador Paulo Câmara! Com esse conjunto de ações, vamos aumentar a quantidade da produção como também a qualidade; gerando um incremento maior na receita. Assim, a qualidade da banana, da uva e da goiaba será superior”, argumentou Nilton Mota.

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) deverá iniciar experiências e pesquisas para o controle de pragas na bananeira nos próximos meses. Além disso, a Secretária de Agricultura avalia a aquisição de máquinas para a uma cooperativa de agricultores no município, quando for formada, além do Centro de Administração da Agricultura Familiar. Também existe um projeto de reestruturação da Feira de São Vicente Férrer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by WordPress | Designed by: diet | Thanks to lasik, online colleges and seo