No discurso, Biden ressaltou que só vai tomar posse em 20 de janeiro de 2021 como 46º presidente dos Estados Unidos. Afirmou, no entanto, que sua equipe deve “começar fazendo todo o possível para controlar a Covid-19”.
O democrata citou o conselho consultivo da equipe de transição, nomeado para enfrentar a pandemia. Entre outras responsabilidades, o grupo dará orientações sobre como as escolas, lojas e outros estabelecimentos devem reabrir da forma mais segura.
O conselho também ficará encarregado de elaborar um plano para ser colocado em prática assim que Biden assumir a presidência. Outras pessoas serão adicionadas a esse grupo durante a transição.
“Vamos seguir a ciência. Vou falar de novo: vamos seguir a ciência”, declarou Biden.
Biden também disse que pretende implantar um programa de rastreamento que permita fazer contato com as pessoas infectadas para evitar uma alta nas taxas de transmissão.
O grupo pretende ainda organizar um programa para a distribuição de vacina de forma gratuita para os americanos.
De acordo com Biden, há projeções que apontam que os EUA podem ter mais 200 mil mortes a mais –a Universidade Johns Hopkins aponta que, até a última atualização desta reportagem, 230 mil pessoas já morreram em consequência do coronavírus nos Estados Unidos.