TCE altera regras para prestação de contas
18/12/2020
CPRH desativa lixão que funcionava há 22 anos no município de Surubim
18/12/2020

João Campos é diplomado prefeito do Recife: ‘Faltam poucos dias, mas já me sinto pronto’

Folha de Pernambuco

O recém-eleito prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi diplomado, nesta sexta-feira (18), no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Em seu discurso, o filho do ex-governador Eduardo Campos citou o pai e o bisavô Miguel Arraes. Também relembrou da campanha e afirmou que sua eleição “pôde fortalecer a democracia na cidade”.

Aos 27 anos, João Campos foi eleito no último dia 29 de novembro. Ele recebeu 447.913 votos, que representaram 56,27% dos válidos. O segundo turno foi disputado contra Marília Arraes (PT), sua prima, que recebeu 348.126 votos, ou 43,73%. “Tivemos uma disputa acirrada, mas as ideias foram colocadas e a soberania do povo pode julgar os projetos apresentados”, afirmou. 

Além dele, todos os 39 vereadores eleitos da Capital per00nambucana e a vice-prefeita eleita, Isabella de Roldão (PDT), também foram diplomados. 

A cerimônia contou com a participação presencial apenas dos eleitos e com transmissão online para o público e demais autoridades, como o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito Geraldo Julio (PSB). Como forma de evitar aglomerações por conta da Covid-19, a diplomação não teve a presença de familiares dos eleitos, nem do público em geral.

Ao citar o pai Eduardo Campos, o prefeito falou uma frase que ele dizia, “é tempo de transformar proposta em realizações. Tempo de inaugurar vida na vida das pessoas”. João também reproduziu uma frase dita pelo bisavô Miguel Arraes: “é preciso ter dignidade para amanhecer, construir com união, trabalho, propósito e competência”.

João Campos finalizou se dizendo preparado para governar o Recife. “Faltam poucos dias, mas já me sinto pronto”.

Confira o discurso de João Campos na íntegra:

Eu gostaria de começar fazendo uma saudação ao TRE-PE , a gente sabe que essa eleição imprimiu um desafio muito grande nos quatro cantos do nosso país, o dever da responsabilidade de não abrir mão daquilo que é a coisa mais sagrada que nós temos em nosso país que é a democracia. Para a democracia ser exercida, o estado democrático de direito pleno, a gente precisa de uma justiça que funcione e que tenha sensibilidade, que permita o exercício da dita democracia

O TRE-PE  fez um trabalho muito bem feito, com competência, com zelo e com respeito. Graças à posição coerente, firme e ao mesmo tempo serena do tribunal, foi possível realizar uma eleição importante no nosso estado de Pernambuco.

Nós vimos durante muito tempo poucas pessoas, mas em um som estridente, querendo demonizar a política. Nós conseguimos, juntos com o TRE-PE, fazer o exercício de uma eleição que pode, mais uma vez, fortalecer a democracia na nossa cidade. O debate é importante, tivemos a oportunidade de ter uma disputa acirrada na cidade do recife, mas onde o debate foi feito, as ideias foram colocadas e a soberania popular pode julgar os projetos apresentados. 

Aqui eu quero agradecer aos mais de 447 mil recifenses que confiaram na nossa trajetória e deram a oportunidade de um jovem de 27 anos poder governar a nossa cidade. Toda essa confiança só tem uma forma de ser retribuída, é com trabalho, com zelo, com dedicação e com muita responsabilidade. 

O tempo que nós vivemos não é um tempo de soluções triviais, um tempo que vai exigir muita ousadia, inovação, capacidade de juntar as pessoas para poder vencer os desafios que, repito, não são triviais. Nós estamos na maior crise que todas as gerações vivas já viveram. Isso vai cobrar das instituições brasileiras a firmeza necessária para atravessar esse momento desafiador.

Eu sei, e sempre disse ao longo da campanha, que não seria simples esse futuro, mas que a nossa disposição, ânimo, vontade de poder vencê-lo e construir alternativas de solução para a vida das pessoas era o que mais nos motivava. Como dizia meu pai, Eduardo Campos, agora chegou o tempo de transformar propostas em realizações. Chegou o tempo de poder inaugurar vida na vida das pessoas, que a gente possa olhar sempre para o passado, não com saudade, mas com referência e olhar para o futuro como o espaço que a gente quer viver e que a gente quer construir.

Miguel Arraes dizia que é importante a gente ter dignidade para amanhecer todos os dias, e construir com muito trabalho, com união, com proposta e competência aquele futuro que deve ser feito, visando sempre o enfrentamento do maior problema que nós temos que é a desigualdade social.

Quero dizer que faltam poucos dias e eu já me sinto pronto para começar. Agradeço mais uma vez ao TRE-PE em nome do presidente Frederico Neves e digo a todos e todas que nos acompanham: Vamos juntos, poder unir o recife e poder construir esse futuro que a gente sonha. Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.