Para os candidatos de 2022, o desafio de combater a apatia dos eleitores jovens com voto facultativo
27/01/2022
Fragmento Bíblico
27/01/2022

Ipespe: Lula mantém liderança do primeiro turno com 44%

06/09/2021. Crédito: Reprodução. O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fala do feriado de 7 de Setembro.

LeiaJá – O Instituto de Pesquisas, Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) divulgou nesta quinta-feira (27) uma nova pesquisa para as eleições presidenciais de 2022. Nela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a tendência de crescimento contínuo, liderando novamente o primeiro turno nas simulações, com 44% das intenções de voto. Seus adversários, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PL), somados, acumulam 45% das intenções. Assim, o petista se aproxima de um cenário vitorioso em outubro. 
Atrás do petista aparecem Jair Bolsonaro (PL), com 24%, Sergio Moro (Podemos), com 8%, Ciro Gomes (PDT), com 8%, João Doria (PSDB), com 2%, e Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) com 1%. Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou. 
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de janeiro com 1.000 entrevistados pelo país. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. 
Cenários 
A nova rodada trouxe uma pesquisa estimulada com duas simulações, a primeira incluindo o ex-juiz Sergio Moro como um dos candidatos. Nesta, Lula tem 44% e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 24%. Sergio Moro e Ciro Gomes aparecem ambos com 8%. O governador de São Paulo, João Doria, candidato do PSDB, tem 2%. A senadora Simone Tebet (MDB), o senador Alessandro Vieira (Cidadania) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, (PSD), aparecem os três com 1%. Nesse cenário, a soma dos demais candidatos fica um ponto percentual acima da votação dada a Lula: 45%. 
No segundo cenário, sem Sergio Moro, Lula mantém o mesmo percentual de 44%. Bolsonaro passa para 26%. Ciro Gomes pula para 9%. João Doria fica com 4%. Simone Tebet, Rodrigo Pacheco e Alessandro Vieira mantêm 1%. E Felipe D’Ávila (Novo) soma também 1%. No segundo cenário, Lula tem um ponto percentual a mais que a soma dos demais candidatos: 43%. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.