Ao invés de apurar para prender, prende-se para apurar, diz Marco Aurélio…
30/04/2015
Manoel Botafogo estreia na tribuna da Alepe…
30/04/2015

França realiza um terceiro implante de coração artificial…

a62870fc3619b17237073caffea116bePrimeiro implante do tipo foi realizado em dezembro de 2013Foto: Reprodução/Olhar Digital

Cirurgiões franceses fizeram em Paris um terceiro implante de coração artificial, informou à AFP um dos médicos que participaram da operação, realizada este mês.  

Esta é a terceira operação deste tipo realizada na França, onde se utilizou uma prótese fabricada pela empresa francesa Carmat. 

“A operação de implante correu bem. As coisas estão evoluindo bem”, disse à AFP  o professor Daniel Duveau, que participou da intervenção ao lado do cirurgião Christian Latremouille no hospital europeu Georges Pompidou. 

Ilustração de prótese utilizada em primeira cirurgia.

Ilustração de prótese utilizada em primeira cirurgia.Foto: AFP 

O professor Duveau disse que o paciente que recebeu o coração artificial é um septuagenário, mas não revelou mais detalhes, atendendo ao sigilo médico.

“Está tão bem quanto é possível esperar após uma intervenção deste tipo”, disse ele.

“Estamos analisando uma série de casos” de pacientes que poderiam receber um coração artificial, afirmou o professor Duveau.

Sobre o segundo implante de coração artificial, feito num homem de 69 anos operado em Nantes no ano passado, Duveau disse que o paciente está “muito bem”. “Ele foi hospitalizado de novo, algo normal, faz visitas de acompanhamento a cada semana”, explicou o cirurgião, acrescentando que o paciente gradualmente retorna à vida normal. 

O primeiro implante do tipo foi realizado no dia 18 de dezembro de 2013 no hospital Pompidou. Três meses depois, o paciente, de 76 anos, morreu depois que a prótese acidentalmente parou de funcionar.

O coração artificial Carmat está atualmente na primeira das duas fases previstas de testes clínicos antes da aprovação e comercialização do dispositivo na União Europeia. (AFP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.