A nova composição da bancada federal em Pernambuco
04/04/2022
Ministério da Saúde é alertado sobre possível escassez de dipirona injetável
04/04/2022

Fim da janela reforça partidos que apoiam reeleição de Jair Bolsonaro

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por Edmar Lyra – A janela partidária para a troca de legenda dos parlamentares se encerrou na última sexta-feira, e o fim do prazo trouxe um reforço para o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro, que tem o apoio formal de PL, PP e Republicanos. Com alguns ajustes que ainda precisam ser feitos, que podem modificar a composição devido a atualização dos dados na Câmara dos Deputados, os partidos que apoiam a reeleição do presidente se fortaleceram significativamente.
Até o final de semana, o PL contabilizava 73 deputados federais, um crescimento de 40 parlamentares em relação ao resultado obtido pelo partido em 2018, o PP saltou de 37 para 50 deputados e o Republicanos foi de 30 para 45. Partidos como PTB, PSC, PROS e Patriota, que também estarão na coligação do presidente somam mais 30 deputados, perfazendo um total de 198 parlamentares que estarão nos partidos da coalizão governista.
O PT do ex-presidente Lula ficou com 56 deputados, já o PSB ficou com 25, enquanto PV, PCdoB, Solidariedade, PSOL e Rede Sustentabilidade, que ficarão na coligação do PT, atingiram juntos 31 parlamentares, perfazendo um total de 112 parlamentares. A chamada terceira via, que busca um entendimento com União Brasil, PSDB, Cidadania, MDB e Podemos figura com 124 deputados, com destaque para o União Brasil com 47 deputados.
PSD que não tem candidato a presidente ficou com 43, PDT que tem Ciro Gomes com 20, Avante que tem André Janones e o Novo que tem Luiz Felipe D’Avila ficaram cada um com oito parlamentares, o que mostra a superioridade dos projetos de Jair Bolsonaro e Lula em relação aos demais e exige a unidade da terceira via para construir alguma alternativa à dicotomia eleitoral instituída no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.