Festival de Inverno de Garanhuns anuncia programação, com 15 polos…

festival-de-inverno-de-garanhuns-2015

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) anunciou ontem (7) a programação da sua 25ª edição, que acontece de 16 a 25 deste mês. A cidade do Agreste pernambucano vai receber centenas de apresentações, das mais diversas linguagens da arte, como música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, design, moda, fotografia e artes visuais. São 15 polos espalhados por toda a cidade, que este ano será decorada com inspiração nos quilombolas e na cultura popular do estado.

Confira aqui a programação completa do FIG 2015

Na área da música, destaque do festival, serão mais de 200 apresentações, espalhadas em seis palcos e uma igreja – onde acontecem duas mostras de música erudita. Foram confirmados artistas como Lenine, Ana Carolina, Mundo Livre, Pitty, Racionais MC’s, Joana, Banda Calypso, A Cor do Som, David Moraes e Moraes Moreira, Mariana Aydar, Zezé Mota, Fafá de Belém, Tiê, Capital Inicial, Eddie, Devotos, Silvério Pessoa e Johnny Hooker.

Continua…

Na área de artes cênicas, este ano, o FIG vai receber o espetáculo “Gonzagão, a Lenda”, uma montagem de João Falcão. No circo, o destaque vai para os Irmãos Brothers (RJ), o Circo Malabarístico dos Irmãos Becker (SP), além das tradicionais famílias circenses de Pernambuco, como a Família Vidal e a Família Alves. Na área da dança, vem a companhia mineira Ressonâncias, com um espetáculo de dança de rua. Presenças também confirmadas do Balé Popular do Recife e da Cia. Pé-Nambuco de Dança.

As mostras de artes visuais, moda, design e fotografia do FIG acontecem, mais uma vez, na Casa Galeria Galpão, de 19 a 25 de julho. Destaque para “Sonhadores”, de Daaniel Araújo. O polo vai contar com cinco projetos na área de design e moda. Este ano, da parceria com o Sesc sairá as exposições “Um Itinerário Gráfico”, de Beatriz Milhares, e “Relicário: Memórias e Afetos”, com o acervo de Josevaldo Araújo de Melo, ambas na Galeria Ronaldo White.

O Cine Eldorado abriga este ano a 11ª Mostra de Cinema do FIG. Na programação, premiados filmes pernambucanos, como “Permanência”, de Leo Lacca, “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira, e “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcanti. Haverá ainda a mostra Medonho – Mostra de Cinema de Horror de Garanhuns, que acontece dia 22, às 22h50, e envolverá curtas metragens do gênero. A programação de audiovisual no FIG vai abranger ainda o projeto Cinema na Estrada, que levará curtas de animação e ficção para duas comunidades quilombolas de Garanhuns (Caluête e Atoleiros) e uma cigana no município de Iati.

Trinta ações formativas, entre oficinas e seminários, também chegam a Garanhuns com o Festival de Inverno. Há opções de minicursos em áreas como música, dança, teatro, artes visuais, cultura popular, fotografia, artesanato, elaboração de projetos do Funcultura, cultura digital e gestão cultural.

Este ano, o FIG vai garantir espaço para os mestres da cultura pernambucana. Oito detentores do título de patrimônios vivos do estado vão se apresentar ao longo dos dez dias de festival: Lia de Itamaracá, Caboclinho 7 Flexas, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Clube de Alegorias e Críticas O Homem da Meia Noite, Clube Indígena Canindé, Maestro Duda, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e o Maracatu Leão Coroado.

Homenageada
Em 2015, o FIG homenageia a escritora Luzilá Gonçalves, natural de Garanhuns, que atualmente trabalha num romance sobre a fundação da cidade. No evento, ela será destaque na programação da Praça da Palavra e vai relançar o livro “A Cabra Sonhadora”, que estava esgotado.

A vida e a obra de Luzilá será tema da conversa entre a homenageada e o escritor Alexandre Furtado no sábado (18), às 19h. Na quinta (23), às 16h, Luzilá participa de uma conversa com Luzinette Laporte, sobre livros infantis e a formação do leitor. Outra importante homenagem a Luzilá acontecerá na abertura do FIG, na quinta (16), às 19h, no Teatro Luiz Souto Dourado. Durante o show “Porcelana”, de Alaíde Costa e Gonzaga Leal, a atriz Ceronha Pontes vai recitar textos de Luzilá.

G1-PE