Escolha de Miguel Coelho ditará 2020 e 2022…

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, oficializou a sua saída do PSB, partido por onde foi eleito deputado estadual em 2014 e chegou ao atual mandato no executivo em 2016. Aos 28 anos, Miguel governa uma das principais cidades de Pernambuco, mais do que isso, vem conseguindo realizar uma gestão de resultados efetivos que lhe confere significativa aprovação.

A saída do PSB era mais do que esperada, uma vez que o seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, deixou a sigla para ingressar no MDB ainda em 2017, enquanto o seu irmão, o deputado federal Fernando Filho ingressou no DEM já em 2018. Não havia, portanto, mais nenhum clima para que Miguel continuasse no partido, cuja decisão foi tomada apenas nesta semana.

Resta saber qual será a escolha de Miguel, pois ele tem uma infinidade de opções, como DEM, MDB, PSL, PR e PSDB, este último considerado o caminho mais provável devido à possibilidade de assumir a presidência da sigla e representar a sua renovação em Pernambuco.

Se acertar na escolha do partido, Miguel fica tranquilo para tentar a sua reeleição em 2020 e se lograr êxito na empreitada, poderá se tornar uma alternativa para disputar o governo de Pernambuco em 2022, levando em conta a tese de uma mudança geracional que está sendo colocada na política estadual.

Para a disputa de 2022, Miguel terá 32 anos e terá idade suficiente para disputar o governo de Pernambuco, uma vez que a idade mínima é de 30 anos para o cargo. Para construir um projeto visando 2022, Miguel Coelho terá que pensar estrategicamente na escolha partidária e mais do que isso, terá que fazer o dever de casa, sendo reeleito em 2020. (Edmar Lyra)