Mourão diz que retorno da educação moral e cívica às escolas está no radar…
29/06/2019
João Alfredo- sepultamento do ex-vereador Zezinho Barbeiro será a partir das 15 horas deste sábado…
29/06/2019

Documentos necessários para tirar o Título de Eleitor…

Documentos para título de eleitor, saiba tudo neste artigo! O título de eleitor é um documento obrigatório para todo cidadão brasileiro que deseja exercer o direito democrático do voto durante as eleições.

No Brasil o voto é obrigatório a partir dos 18 anos e facultativo entre 16 e 17 anos. O voto também não é obrigatório para analfabetos e para quem tem mais de 70 anos.

Neste texto iremos explorar o tema documentos para transferência de título de eleitor e quais documentos você deve levar ao cartório eleitoral de sua cidade.

Iremos abordar também o passo a passo e documentos para fazer título de eleitor biometria.

Para que você possa entender melhor o artigo sobre Documentos para tirar o Título de Eleitor iremos responder os tópicos abaixo um a um:

Quais são os documentos para título de eleitor?

Os documentos para tirar o título  na primeira vez que você vai votar são:

  1. RG ou carteira de identidade,

  2. CTPS ou carteira de trabalho,

  3. Certidão de nascimento ou de casamento;

  4. Comprovante de residência original e recente,

  5. Certificado de Reservista para maiores de 18 anos do sexo masculino.

Estes são documentos necessários para tirar título de eleitor 2019. Porém, na lista relacionada acima, contém também documentos para tirar título de eleitor menor de 18 anos.

O eleitor que nunca tirou  título de eleitor ou se possui e deixou cancelar, não pode emitir passaporte e cartão do CPF.

Fica impedido também de inscrever-se em concurso público, matricular-se em escolas oficiais do governo e fazer transações financeiras em bancos federais e estaduais.

Portanto, veja a importância do título de eleitor na sua vida e se você estiver irregular, vá correndo providenciar os documentos necessários para regularizar título de eleitor.

Documentos para título de eleitor: o que levo na Biometria?

Os documentos tirar o título  com a biometria são os mesmos documentos que se levaria para fazer o título de eleitor antigamente, que são:

  • Título de eleitor antigo, se for um recadastramento

  • Carteira de Identidade

  • Comprovante de residência original e recente, de no mínimo 03 meses

  • Certidão de nascimento ou de casamento

  • Carteira de Trabalho

  • Certificado de reservista ou alistamento militar para homens maiores de 18 anos

Para agendar e realizar sua biometria, acesse o site http://www.tre-sc.jus.br/site/institucional/zonas-eleitorais/espelho-bioweb.

Enfim, os documentos para tirar o título  estão padronizados em todo os estados da Federação. Aonde você for tirar seu primeiro título ou recadastrar através da biometria, será o mesmo processo e a mesma documentação.

Agendamento para solicitar título de eleitor, como e onde?

Os títulos de eleitores são feitos nos cartórios eleitorais de cada município. Você deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral – http://www.tse.jus.br/ e buscar o endereço do Tribunal Regional Eleitoral do seu Estado.

No TSE constam o endereço de todos os tribunais regionais do Brasil. É só acessar e ir na aba de agendamento de biometria. É fácil, rápido e seguro.

Por exemplo, se você é do Estado de Pernambuco e quer regularizar sua situação eleitoral você deve acessar o site http://www.tre-pe.jus.br/ clicar na opção Eleitor e Eleições.

Ir na aba de a biometria em Pernambuco, agendar seu atendimento e levar os  documentos para fazer título de eleitor PE.
documentos para a transferencia de TÍTULO de eleitor

Regularização do título de eleitor, saiba como solicitar!

Se você nunca tirou seu título ou teve seu título de eleitor cancelado, você deve acessar a página do Tribunal regional de sua cidade e agendar a regularização da sua situação eleitoral.

O endereço do T.R.E de seu estado, você encontra no site http://www.tse.jus.br. Você faz o agendamento com dia e hora marcados e deve levar os documentos para título de eleitor digital, que são carteira de identidade, comprovante de residência atual e o título a ser regularizado.

Se a regularização for pelo motivo de cancelamento do título por falta de votação nas eleições anteriores, você pagará uma multa de R$3,51 por cada eleição ou turno de eleição que deixou de votar. (fonte TSE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.