Hoje:
02/06/2021
João Alfredo: Prefeitura decreta ponto facultativo na quinta-feira (3) Corpus Christi
02/06/2021

Deputados estaduais ouvem secretário de Defesa Social sobre providências após confronto entre manifestantes e policiais no Recife

Deputados estaduais se reuniram, na manhã de ontem (1/06), para ouvir o secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, as providências do Governo do Estado após o confronto entre manifestantes e a Polícia Militar, no último sábado, no Centro do Recife. O encontro ocorreu na presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco, por mais de três horas, onde o secretário narrou o ocorrido e trouxe os desdobramentos da apuração no âmbito da SDS-PE. De acordo com o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), a Casa seguirá acompanhando o processo, buscando mediar os conflitos, para garantir um desfecho justo, onde os responsáveis sejam penalizados.
Participaram da reunião os líderes do Governo, Isaltino Nascimento (PSB), e da Oposição, Antônio Coelho (DEM), juntamente com os presidentes das Comissões de Constituição, Legislação e Justiça, Waldemar Borges (PSB); de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, Juntas (PSOL); e de Segurança Pública, Fabrizio Ferraz (PP). Também marcaram presença membros desses colegiados: Aglailson Victor (PSB), Alberto Feitosa (PSC), Aluísio Lessa (PSB), Antônio Moraes (PP), Diogo Moraes (PSB), Henrique Queiroz Filho (PL), João Paulo Lima (PCdoB), Joel da Harpa (PP), Teresa Leitão (PT) e Tony Gel (MDB).
Desde que surgiram as primeiras notícias do confronto, no sábado, a Assembleia Legislativa, por meio dos seus integrantes, já passou a acompanhar as ações do Governo. No primeiro momento, o secretário Antônio de Pádua se colocou à disposição da Alepe, para prestar os esclarecimentos iniciais sobre o conflito. “Durante a reunião, o secretário nos prestou informações sobre procedimento disciplinar, sobre o inquérito policial que foi aberto, onde foram designados dois delegados para presidirem as investigações necessárias. Tivemos conhecimento, também, que cinco policiais foram afastados das suas funções, enquanto durarem as averiguações”, afirmou o deputado Eriberto Medeiros.
Segundo o chefe do Legislativo estadual, responsável por detalhar à imprensa o encontro, “as imagens do confronto dão a entender que houve excesso, mas só as investigações é que darão o norte, na hora de atribuir responsabilidades”. “Representando os anseios da população, os deputados tiveram oportunidade de tirar dúvidas, fazer sugestões e críticas construtivas ao encaminhamento dado pela SDS. As pessoas alvejadas por bala de borracha, o caso da vereadora atingida pelo spray de pimenta e outros episódios que vierem à tona serão devidamente apurados e esclarecidos”, esclareceu o presidente, frisando que a Alepe continuará acompanhando, de perto, os desdobramentos do caso. (Ulysses Gadêlha)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.