Liturgia Católica
01/11/2020
João Alfredo: Boletim covid-19/ 02 de novembro de 2020
01/11/2020

De Pernambuco para o mundo: conheçam o Dr. Fé

O youtuber e Mestre em religião Jairo Chaves, o Dr. Fé, surpreende abordando temas polêmicos sobre todas as religiões em suas redes sociais

Ele chegou para ficar. Falando sobre fé e espiritualidade, Jairo Chaves, o Dr. Fé, que estuda e é apaixonado pelo universo religioso há anos, resolveu criar um canal no Youtube durante a pandemia para estimular e despertar a fé das pessoas. Todos os conteúdos são voltados para públicos de todas as religiões e o quadro Histórias de Fé traz entrevistas com polêmicas e humanização, abrindo espaço para debates necessários.

Duas vezes na semana, o Dr. Fé mostra que todas as religiões possuem seus mistérios e que a fé é o que realmente importa, desmistificando os tabus que foram estabelecidos pela sociedade ao longo dos anos, sempre com muito respeito, responsabilidade e, principalmente, levando conhecimento sobre todas as doutrinas para provar que nenhuma religião é melhor que a outra.

Isso se reflete em números. Desde seu lançamento nas redes sociais, no dia 18 de agosto, Jairo já acumula mais de 29 mil seguidores no Instagram, mais de três mil inscritos no canal do Youtube e uma média de 1.5 mil visualizações por vídeo, reforçando ainda mais que abordar questões sobre espiritualidade é necessário, que as pessoas gostam de debater e aprender sobre o outro lado da conexão com seu sagrado, sobre diferenças que não são abordadas e revelando curiosidades sobre histórias famosas e desconhecidas da fé e do sobrenatural.

Um dos mistérios abordados pelo Dr. Fé são os milagres e revelações sobrenaturais, um dos maiores objetos de estudos para pesquisadores, que permeiam a sociedade e são alvos de discussões e argumentos, na maioria das vezes sem chegar a explicações convincentes. O Dr. Fé estimula e receita que a fé vem como um elo entre o não-saber e o explicar. Você pode compreender um milagre ou uma graça, mas ser incapaz de explicar como aconteceu, é nesse momento que a fé aparece e o maior de todos os mistérios acontece, você passa a mudar o jeito como enxerga o mundo e a entender todas as perspectivas da vida.

Desde os anos 80, os benefícios da fé na cura são estudados e comprovados na diminuição de riscos e prevenção da saúde, mas ignorados por quem não acredita ou não tem fé. Dos vários tabus delatados pelo Dr. Fé é que a ciência e a fé não podem andar juntos. Em entrevista para a Tv Diário do Sertão, Jairo Chaves afirma que acredita no poder da cura utilizando a ciência e a espiritualidade como aliados. “Há muitos estudos comprovando que a fé cura. Acredito que a fé pode e deve ser aliada com a ciência para melhoria da qualidade de vida e descobertas de cura de doenças”, afirma.

O canal do Youtube Jairo Chaves Dr. Fé aparece em uma fase do mundo que a esperança parece ter sido consumida pelo alto índice de mortalidade, pelo medo que se instalou nas casas e pelos corações unidos em luto, servindo como um alívio para as mentes atordoadas. No Brasil, a pandemia já soma mais de 3,5 milhões de casos e afetou não só a saúde, mas o lado espiritual de uma população já vulnerável, aumentando também índices de depressão e ansiedade.

Em tese, a fé é tudo que acreditamos, mas não conseguimos ver, independente de qual for a crença. Já a religiosidade, se fecha em dogmas exclusivos e seguidos à risca pelos seus adeptos. Hoje, ter fé auxilia na produção de saúde física e mental e é comprovado cientificamente, como no estudo da Nurse Health Study em parceria com a Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan, nos Estados Unidos, em 2020, mostrou a diminuição de 68% de chances de suicídios, depressão, propensão a álcool e drogas em quem frequenta lugares sagrados pelo menos uma vez na semana.

É então, como anda sua fé? Você acredita em milagres?

SOBRE JAIRO CHAVES

Jairo é formado em publicidade, com mestrado em ciências da religião e concluindo o doutorado na área. Já trabalhou na produção executiva de documentários, como o de Frei Damião, foi responsável pelos eventos da Comunidade Obra de Maria, trabalhou como Secretário de Cultura da cidade de São Lourenço da Mata e hoje é empresário e Youtuber.

SERVIÇO

Redes Sociais:

Canal no Youtube: Jairo Chaves Dr. Fé

Instagram: @jairodrfe

Twitter: @Jairochavesdrfe

Facebook: @drfejairochaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.