Atende em Casa é ampliado para mais 11 cidades pernambucanas
30/05/2020
João Alfredo – Vereador DAVID SANTOS é o aniversariante de hoje
30/05/2020

Cremepe notifica 33 municípios de Pernambuco para adequação de assistência à COVID-19

Os 33 municípios com 115 queixas, feitas por médicos, contabilizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) serão notificados pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) a partir desta quinta-feira (28/05). As denúncias vão desde falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), equipes incompletas e falta de vagas na UTI, todas relacionadas à assistência aos pacientes suspeitos e confirmados da COVID-19.

Com a interiorização da doença, de acordo com a nota técnica nº 7 da Fiocruz sobre o acesso aos serviços de saúde e fluxo de deslocamento de pacientes em busca de internação, o sistema MonitoraCovid-19 alertou que o processo epidêmico da doença apresentaria o fenômeno de disseminação para cidades menores, ou seja, a interiorização. Assim a velocidade de contágio pode gerar muitos casos graves e ocasione o colapso do sistema de saúde.

A progressão da doença para outras cidades foi evidenciada através da plataforma de denúncia do CFM disponibilizada em 30 de março onde foram contabilizados, até 6 de maio, 2.166 relatos por 1.563 médicos em 544 municípios. Os médicos pernambucanos denunciaram serviços de 33 municípios do agreste ao sertão do Estado.

Todos os relatos recebidos de Pernambuco foram automaticamente direcionados ao Departamento de Fiscalização do Cremepe que vem notificando as secretarias de saúde dos municípios denunciados. O Cremepe alerta que a persistência das inconformidades acarretará em medidas que podem chegar até a interdição ética do serviço. Os relatórios das inconformidades também serão enviados ao Ministério Público de Pernambuco e Tribunal de Contas do Estado, por solicitação deste órgão.

As queixas relacionadas ao Recife e aos serviços do Estado estão sendo apresentados nos respectivos comitês de crise. Outras denúncias podem ser feitas através do https://sistemas.cfm.org.br/fiscalizacaocovid/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.