Quem leva mais do Fundão
05/03/2022
Fragmento Bíblico
05/03/2022

Corredor humanitário: civis terão cinco horas para deixar a Ucrânia por Mariupol e Volnovakha

Por Portal Folha de Pernambuco com AFPDuas regiões da Ucrânia serão usadas como corredores humanitários neste sábado (5). A Rússia anunciou que haverá um cessar-fogo temporário de 5 horas em Mariupol e Volnovakha.
Através dos dois locais, civis poderão deixar o país e suprimentos poderão chegar, mas apenas nesse curto intervalo de tempo.
Segundo a agência de notícias russa RIA, o país fez questão de estabelecer que esse “recuo” não vale para todo o território ucraniano.
“Não é uma decisão fácil. Mariupol não são as casas e ruas. Mariupol somos nós e vocês”, afirmou o prefeito Vadim Boichenko no Telegram. 
Mariupol
No começo deste sábado (5), a estratégica cidade portuária de Mariupol, no leste da Ucrânia, estava enfrentando um “bloqueio” e ataques “implacáveis” das forças russas, segundo informou Boitchenko.
A captura desta cidade de 450.000 habitantes, localizada à beira do Mar de Azov, representaria uma vitória para Moscou na invasão da Ucrânia, pois conectaria as forças russas na península ocupada da Crimeia com as tropas separatistas pró-russas no leste ucraniano.
Na quinta-feira, o prefeito de Mariupol acusou as tropas russas de querer sitiar a cidade destruindo pontes e trens para impedir a saída dos moradores.
“Durante cinco dias nossa cidade natal, nossa família de meio milhão de habitantes, sofreu ataques implacáveis”, escreveu o prefeito, que pediu para a resistência não desistir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.