Congresso de vereadores em Serra Talhada vira palanque eleitoral

Blog Magno Martins/Juliana Albuquerque – Quatro dos cinco principais candidatos ao Governo de Pernambuco participaram, ontem, em Serra Talhada, a 430 km do Recife, de um congresso promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP).
Raquel Lyra (PSDB), Danilo Cabral (PSB), Miguel Coelho (União Brasil) e Marília Arraes (Solidariedade) aproveitaram para defender suas bandeiras de campanha.
Danilo assumiu compromisso de criar um espaço institucional exclusivamente para atender aos vereadores, no próprio Palácio do Campo das Princesas, na estrutura da Secretaria da Casa Civil.
“Quero contar com o apoio dos vereadores São valores que estarão presentes no nosso governo. Vamos garantir mais oportunidades de emprego, mais saúde, educação, infraestrutura. Nós faremos um governo ouvindo os vereadores. Dentro do Palácio do Campo das Princesas, nós teremos um espaço institucional. Vereador, quando chegar no Recife, vai ser tratado com respeito. O jogo está só começando. E nós vamos fazer uma bonita vitória”, pontuou Danilo.
Já Raquel, falou do seu Plano de Governo e respondeu a perguntas dos participantes sobre os temas educação, desigualdade social, segurança pública, mobilidade urbana, saúde e infraestrutura.

Na área da educação, Raquel ratificou que irá criar 60 mil novas vagas de creches, garantindo educação de qualidade e cinco refeições aos alunos. O Juntos por Pernambuco, programa similar ao Juntos pela Segurança, realizado com êxito em Caruaru, também foi apresentado.  

“Além de ações de combate à violência, vamos valorizar a profissão do policial, reestruturar as polícias, que estão sucateadas, com delegacias caindo aos pedaços, e equipar os profissionais com instrumentos que possam dar condição de trabalho a eles”, disse. Quanto à desigualdade social, a candidata chamou a atenção da fome e falou sobre o Mães de Pernambuco e o Bom Prato Pernambucano, ações que têm como objetivo garantir comida na mesa”, reforçou a tucana.
O candidato pelo União Brasil, Miguel Coelho, por sua vez, aproveitou o espaço para pedir aos representantes políticos unidade e atitude para superar os problemas acumulados ao longos dos últimos oitos anos em Pernambuco. O candidato a governador lembrou que o estado foi afundado por uma política que isolou Pernambuco e dividiu a sociedade. Segundo Miguel, os pernambucanos precisam de um líder capaz de unir a sociedade e de dialogar com qualquer governante.
“Quem conhece Petrolina, sabe a transformação que pudemos fazer na vida das pessoas. Em cinco anos, não fiquei de ‘mimimi’ e birra ideológica. Fui em Brasília, com muita humildade, bati na porta de todos os presidentes porque fui eleito prefeito para governar para todos e não só para os que votaram em mim. Quero ser o governador que vai liderar para unir o povo de Pernambuco em torno do futuro”, afirmou.
Miguel tratou ainda sobre temas como educação, saúde, infraestrutura, mobilidade e políticas sociais. O candidato reafirmou seu compromisso de criar um programa social permanente para conceder um auxílio de R$ 300,00 mensais. Na saúde, anunciou que vai reformar os principais hospitais do estado e construir novas unidades no interior. Miguel ainda disse que irá duplicar rodovias como as BR 232 e 423, além de criar mais de 44 mil vagas em creches.
Marília enfatizou a importância dos vereadores para o fortalecimento da política. “Me sinto em casa na UVP. Disputei e ganhei as eleições, como vereadora, por três vezes. E essa vivência foi essencial para a experiência que tenho hoje. O futuro que debatemos, que desejamos, para Pernambuco e o futuro do país passam pelo trabalho dos vereadores e vereadoras. A participação de vocês é fundamental”, destaca Marília.
O candidato do PL ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, estava sendo esperado para participar do evento ontem, mas precisou participar de uma reunião com o presidente Bolsonaro, em Brasília, por isso, não compareceu.