Liturgia Católica
14/11/2021
Fragmento Bíblico
14/11/2021

Confira o que abre e o que fecha no Dia da Proclamação da República, celebrado na segunda-feira (15)

Portal Folha de Pernambuco
Na segunda-feira, 15 de novembro, é celebrado, nacionalmente, o Dia da Proclamação da República, feriado. No Recife, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada neste domingo (14) e na segunda-feira (15), para quem curte um passeio de bicicleta. Os mercados públicos e feiras livres da cidade estarão abertos todos os dias, assim como upinhas e serviços de urgência. 
A data marca o dia em que o Marechal Deodoro da Fonseca, que liderava militares insatisfeitos com o governo monárquico, deu um golpe de estado no Império, expulsando a família real do poder e instituindo uma república no Brasil, em 1889. Por isso, desde 1890 foi estabelecida, por meio de Lei, que a data seria feriado. 
Em Pernambuco, o funcionamento de bancos, shoppings e serviços do Departamento Estadual de Trânsito serão afetados. Confira o que abre e o que fecha no Recife e Região Metropolitana e se programe.
Comércios do Centro do Recife e bairros: Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a partir de 15 de novembro, o comércio do Centro do Recife e bairros funcionará todos os dias, até o final do ano, das 9h às 17h.
Ciclofaixa: Como já é tradição, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada no domingo e na segunda-feira, por conta do feriado nacional. O percurso que passa por mais de 30 bairros e inúmeros atrativos turísticos fica disponível das 7h às 16h.
Jardim Botânico: Fechado nesta segunda-feira, feriado do Dia da Proclamação da República. Esse é o dia da semana dedicado à manutenção do espaço. Na terça-feira (16),  a visitação volta ao normal, das 9h às 15h, com entrada gratuita.
Mercados Públicos e Feiras Livres: Os mercados públicos e feiras livres do Recife vão funcionar no sábado, no domingo e na segunda. No próximo dia 13, de 6h às 18h; no dia 14, de 6h às 13h; e no feriado, também, de 6h às 13h.
Academia Recife:  As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante o feriado, assim como o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).
Compaz e Bibliotecas: As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados estarão fechadas para o público nesta segunda-feira. Os Compaz não são abertos às segundas.
Supermercados: Supermercados funcionam normalmente em 15 de novembro, segundo informou a Associação de Supermercados de Pernambuco.
Bancos: De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias no Dia da Proclamação da República. Somente as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.
Detran: A sede e unidades de atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) em shoppings e Expressos Cidadão estarão fechadas no dia 15 de novembro.
Shoppings do Recife e Região Metropolitana:
• Shopping Boa Vista – O centro de compras, localizado na área Central do Recife, funcionará em horário especial, das 11h às 19h, já o Game Station funciona das 11h às 20h, e o cinema segue programação própria. Loteria não abrirá;
• Shopping Recife – Localizado em Boa Viagem, na Zona Sul da Capital, o Shopping Recife abrirá em horário especial, das 12h às 21h, para todas as operações.
• Shopping RioMar – Funcionará em horário especial, das 12h às 21h, com espaços de alimentação fechando às 22h;
• Shopping Tacaruna – O mall funcionará das 12h às 21h, já o cinema segue programação própria;
• Shopping Plaza – O centro de compras localizado no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, também funcionará em horário especial, das 12h às 21h. Todas as lojas estarão abertas e o cinema segue programação própria;
• Shopping ETC – Na segunda-feira, lojas, quiosques e praça de alimentação do Shopping ETC, localizado no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife, estarão funcionando em horário especial, das 12h às 18h. O cinema segue programação própria;
• Shopping Guararapes – O mall, localizado em Jaboatão dos Guararapes, RMR, funciona em horário normal, das 9h às 22h;
• Camará Shopping – O centro de compras de Camaragibe funcionará das 12h às 21h. A praça de alimentação e área de lazer seguem o horário do centro de compras. A Caixa, lotérica, cartório e Derbimagem estarão fechados;
• Shopping Costa Dourada – No feriado de segunda-feira, o local, no Cabo de Santo Agostinho, RMR, funcionará em horário normal, das 10h às 22h. A praça de alimentação, o Playtoy e cinema acompanham o horário do centro de compras;
• Shopping Patteo Olinda – Os espaços de compras, alimentação e lazer do Patteo Olinda funcionam das 12h às 21h. Cinépolis, SmartFit, Base Crossfit e operações de serviços do piso L4 funcionam conforme programação própria.
• Shopping Paulista North Way – Funcionará em horário normal, das 9h às 22h, com lojas, serviços e praça de alimentação operando normalmente. Operações de lazer, como Park & Games e cinema, seguem programação própria.
Ferreira Costa: Neste feriado, o Home Center Ferreira Costa da Imbiribeira e da Tamarineira, no Recife, e de Caruaru, no Agreste, funcionarão das 9h às 18h. Já a unidade de Garanhuns funcionará das 9h às 15h.
Saúde municipal do Recife:
A vacinação contra a Covid-19 será mantida seguindo os agendamentos no sistema de imunização da cidade. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na terça-feira (16). 
Apenas cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).
Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).
O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).
Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na terça-feira (16).
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.
Assistência Social: Na segunda-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.
As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.
Hospital Veterinário: Não vai funcionar. Os atendimentos e procedimentos de urgência e emergência serão retomados a partir da terça-feira, mesma data em que haverá novo período para agendamento de castração de cães e gatos. O horário de funcionamento do HVR é das 7h às 18h.
Agências de Emprego e Salas de Empreendedorismo:  As Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta segunda-feira. Os serviços retornam na terça-feira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.