“Pátria Amada Brasil” é o slogan do governo Bolsonaro…
05/01/2019
Ainda em clima de campanha eleitoral, Bolsonaro ataca Haddad no Twitter…
05/01/2019

Começam a aparecer nomes para a disputa da Prefeitura de João Alfredo em 2020…

Faltando menos de dois anos para a eleição municipal, os ingredientes para o caldeirão político já começam a ser apresentados nas rodas-de-conversa em todos os recantos da “Cidade Feliz”. O tempo dará o fogo necessário para o devido esquente.

A atual crise financeira que atualmente assola não só o país mas todo o mundo, provocando constantes reduções nas receitas municipais, pelo visto não tem afastado as pretensões de muitas pessoas já consideradas candidatáveis ao pleito majoritário de 2020 em João Alfredo.

Na situação, a atual prefeita Maria Sebastiana (PSD) procura desconversar quando indagada acerca do postulante que terá a sua indicação e consequente apoio na eleição municipal vindoura. Frisa que tem muito tempo pela frente para administrar o município e que só discutirá sucessão a partir de abril de 2020. Considerada uma personalidade vencedora na história política desta cidade, Maria Sebastiana, por certo,vai analisando discretamente os nomes do seu grupo político e tem afirmado que as pesquisas internas terão considerável peso para a decisão do escolhido. “Claro que a decisão será colegiada, em comum acordo com o nosso grupo; a prefeita não vai escolher a dedo e empurrar de goela abaixo”, disse uma pessoa bastante ligada à gestora.

Enquanto Maria Sebastiana não abre o jogo, vários nomes já são ventilados, dentre os quais, o ex-prefeito Sebastião Mendes,  o atual vice-prefeito Zeca Falcão e a grande novidade que é o jovem Rinaldjo Cabral. Muito já se falou, também, na possibilidade da professora/industrial Joselma Santos vir a ser candidata, mas a mesma tem negado tal pretensão, preferindo a administração dos seus empreendimentos juntamente com o seu marido Ivan. O casal Ivan/Joselma ostenta posição de destaque no mundo empresarial do Nordeste. Corre também por fora os nomes da ex-vereadora Márcia Xavier e sua irmã Micheline, e da atual tesoureira Mônica Paixão.  Márcia e Miclelline são sobrinhas de Maria Sebastiana. Talvez uma destas três últimas dispute uma vaga à câmara de vereadores. 

Sebastião Mendes

O ex-prefeito Sebastião Mendes apresenta em seu currículo quatro mandatos de prefeito e um mandato de vereador. Até 2008 era considerado um político invicto em termos de disputas eleitorais, quando perdeu a eleição para o também ex-prefeito Severino Cavalcanti. Em 2012, apresentou sua filha Anna Mendes, com apoio do grupo de Severino Cavalcanti, e também não logrou êxito, perdendo para Maria Sebastiana. Na eleição de 2016, Sebastião voltou ao antigo grupo, ora comandando pela prefeita Maria Sebastiana, e conseguiu eleger o filho Alexandre vereador. No ano passado, fez campanha para os deputados André de Paula (federal) e Clodoaldo Magalhães (estadual). Articulado, experiente e de bom trato em todas as camadas da população, Sebastião Mendes alicerça diuturnamente sua postulação e possível volta ao comando deste município.

Zeca Falcão

Quanto ao atual vice-prefeito Zeca Falcão (PSD), este é considerado um misto de contador, político e artista nas horas de lazer. Detentor de dois mandatos de vice-prefeito e três mandatos de vereador, tendo conseguido também eleger sua esposa Juraci para a câmara municipal em 2008, Zeca faz de sua casa com escritório anexo, situada na Praça da Bandeira, um constante ponto de assistência social e profissional. A parte assistencial é bastante reforçada por Juraci, principalmente nos encaminhamentos de pessoas carentes a centros médicos de outras localidades, quando necessário. E tem mais: o casal não leva em consideração a posição política de cada assistido. “A amizade e a fraternidade não têm partido; são coisas de Deus”, frisa Zeca, que por mais que disfarce, sonha em ser  candidato à prefeitura, não deixando de fora a possibilidade de disputar a volta ao parlamento municipal.

Rinaldjo Cabral

Já Rinaldjo Cabral, apesar de jovem, é microempresário no ramo de móveis, contador, recentemente professor universitário e integra o quadro técnico da Prefeitura Municipal de João Alfredo, na controladoria Interna. Conhece muito bem todos os trâmites para a busca de recursos oficiais tanto em Recife quanto em Brasília, sendo este um grande trunfo de sua pessoa. Coordenou as últimas campanhas eleitorais da prefeita Maria Sebastiana. É uma mistura de técnico e político. Seu fino trato com o mundo político e com a população, além da inteligência e humildade, aumentam a cada dia sua credencial para ser o candidato da situação à prefeitura joãoalfredense. Também não está descartado para uma disputa à vereança.

Oposição

Pela oposição, já despontam os nomes do ex-deputado estadual Zé Maurício (PP), o ex-vice-prefeito Zé Martins (PSB), o vereador André Xavier (PSD) e o vereador José Joacir – Oim (PSB). A curiosidade é que todos procuram seus próprios espaços, mas não está descartada a possibilidade da formação de um único bloco no futuro. O transcorrer do tempo é que vai definir  a possibilidade de união.

Zé Maurício

O ex-deputado Zé Maurício (PP), que não logrou êxito em sua tentativa de reeleição no ano passado, mais uma vez confirmou sua liderança política em João Alfredo, alcançando quase 4 mil votos. Com este ponto de partida, o grupo dos chamados “pés roxos” já entra na parada com relativa vantagem. Zé Maurício é filho do ex-prefeito/ex-deputado Severino Cavalcanti, considerado um dos maiores líderes políticos de João Alfredo até o presente. “Quem é eleitor de Zito, tende a votar no filho de Zito”, brada a maioria dos pés roxos. Caso Zé Maurício decline da postulação, o nome mais indicado para representar o grupo Cavalcanti é o do comerciante Alcides de Zé de Vino (PP).

Zé Martins

Zé Martins (PSB) também é considerado um nome forte no atual cenário político da “Capital do Polo Moveleiro”. Martins já exerceu três mandatos de vereador e um de vice-prefeito, também secretário municipal em várias prefeituras, tendo, desta forma, vasta experiência em gestão pública. Perdeu a eleição de 2016, com apoio de Severino Cavalcanti, para a atual prefeita Maria Sebastiana, de quem, na época,  era vice-prefeito. Em 2018 rompeu com  o grupo de Severino Cavalcanti. É político moldado nas escolas dos falecidos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. Atualmente é ligado aos deputados Sebastião Oliveira (federal) e Clodoaldo Magalhães (estadual). Tem forte carisma e tem como lema “É todo tempo”. 

André Xavier

O médico cardiologista e vereador André Xavier (PSD) no final do ano passado rompeu politicamente com a prefeita Maria Sebastiana e agora começa a formar um grupo visando a disputa majoritária em 2020. Exerce o seu segundo mandato de vereador. Sua atuação se concentra obviamente na assistência médica às famílias carentes, especialmente na prevenção do câncer de mama. Ultimamente sua atuação no plenário da câmara municipal tem sido de oposição ferrenha à atual prefeita Maria Sebastiana. Já conta com apoios dos diretórios locais do PT e do PRB. 

José Joacir – Oim

Finalmente, desponta o nome do vereador José Joacir – Oim, que até outubro passado era ligado ao ex-vice-prefeito Zé Martins. Oim foi eleito em 2016 com mais de mil votos. Em 2018, sua candidata a deputada estadual Juliana de Chaparral (Patri) ficou com votação em terceiro lugar em João Alfredo. Adiante, em meados de novembro, mais um êxito do Oim: eleição para a presidência da câmara municipal para o biênio 2019/2020. Sem sombras de dúvidas, estes fatos positivos, além da popularidade, vêm consolidando a liderança deste edil. Também se fala na possibilidade do Oim lançar sua mulher, a bacharela em direito e empresária Vânia Laura, para a disputa majoritária e ele tentar a reeleição para o poder legislativo

Obviamente outros nomes poderão despontar no cenário político para o pleito de 2020 em João Alfredo. A medida que o tempo vai passando, poderá aumentar o número de postulantes ou o processo funilizar a duas ou três candidaturas, como tem ocorrido ultimamente.  (Dimas Santos / fotos: facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.