Com quatro gols, Neymar se iguala a nomes como Zico, Romário e Careca…

untitled-1

Grande nome da vitória do Brasil por 4 a 0 sobre o Japão, Neymar se tornou o oitavo jogador da centenária história da Seleção a marcar pelo menos quatro gols pela equipe em uma partida oficial.

Aos 22 anos, Neymar é o mais jovem a alcançar a marca. E também o único a ter marcado todos os gols da partida.

O camisa 10 se igualou aos craques Ademir de Menezes, Zizinho, Julinho Botelho, Careca, Romário e Zico. E superou Pelé neste quesito. O Rei do Futebol chegou a marcar três gols em sete oportunidades.

O recordista de gols em um duelo da Seleção é Evaristo de Macedo, que balançou as redes cinco vezes na goleada de 9 a 0 sobre a Colômbia, no Campeonato Sul-Americano de 1957.

Dos sete jogadores que fizeram quatro gols em um jogo da Seleção, Ademir foi o único a conseguir o feito em um jogo de Copa do Mundo. Artilheiro do Mundial de 1950, o centroavante obteve a marca na goleada por 7 a 1 sobre a Suécia.

Zico registrou o número duas vezes: contra a Bolívia (8 a 0, em 14/7/77) e o Eire (6 a 0, em 23/9/81). O maior ídolo da história do Flamengo chegou a fazer cinco gols em uma partida pela Seleção, mas em um jogo considerado não-oficial, o amistoso contra a seleção do interior do Rio de Janeiro, em 12 de março de 1978 (vitória do Brasil por 7 a 0).

Romário fez quatro gols na vitória por 6 a 0 sobre a Venezuela, em 8 de outubro de 2000, pelas Eliminatórias da Copa. Careca também alcançou o número contra os venezuelanos, em 20 de agosto de 1989, pelas Eliminatória da Copa de 90.

O primeiro a fazer quatro gols em uma partida oficial foi Zizinho, na goleada de 6 a 1 sobre o Chile pelo Sul-Americano de 1946. Sete anos depois, Julinho Botelho também balançou a rede quatro vezes nos 8 a 1 sobre a Bolívia, no Sul-Americano de 1953.

Após a vitória sobre o Japão, Neymar se igualou a Rivellino como o sétimo maior goleador da seleção brasileira, com 40 gols. Pelé o líder, com 95 (incuindo partidas não-oficiais, contra clubes, por exemplo).

Gols em um jogo pela seleção (partida oficial da seleção principal)

5 gols – Evaristo de Macedo
4 gols – Ademir de Menezes, Zizinho, Julinho Botelho, Careca, Romário e Zico (duas vezes)
3 gols – Ademir de Menezes, Adriano, Didi, Friedenreich, Jair Rosa Pinto, Larry, Leônidas, Luís Fabiano, Nilmar, Paulinho Valentim, Pelé (sete vezes), Raí, Robinho, Romário (três vezes), Ronaldo (três vezes), Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Tostão (duas vezes) e Zico (três vezes).

G1