Alagoas gera primeira confusão da federação entre PV e PT
03/04/2022
União Brasil: Bivar confirma que projeto de Moro é restrito a SP
03/04/2022

Com janela partidária, PL se torna o maior partido da Câmara

Por Correio Braziliense / Luana Patriolino – Correio Braziliense: O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, se tornou a maior bancada da Câmara dos Deputados, após a janela partidária deste ano. A legenda passou a ter 73 parlamentares – antes, contavam com 42. O PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é o segundo maior da Casa, com 56 integrantes. O Progressistas (PP) está em terceiro lugar, com 50.
Grande parte dos novos deputados do PL veio do União Brasil, criado a partir da fusão do PSL e DEM. A legenda ensaiou ser a maior da Câmara, mas sofreu uma debandada e está, atualmente, com 47 filiados.
Grande parte dos novos deputados do PL veio do União Brasil, criado a partir da fusão do PSL e DEM. A legenda ensaiou ser a maior da Câmara, mas sofreu uma debandada e está, atualmente, com 47 filiados.
Principal beneficiado pela janela, o Centrão nunca teve tanto poder no governo Bolsonaro como no último ano de seu mandato. Os três principais partidos do bloco – PP, PL e Republicanos – acumulam postos-chave na administração federal que, somados, movimentam R$ 150 bilhões em recursos orçamentários.
O bloco, conhecido pelo fisiologismo e pela falta de amarras ideológicas, transita entre diferentes núcleos políticos e é um dos alicerces da chamada “governabilidade”, independentemente do presidente de plantão.
Antes do período de trocas, os três principais partidos do Centrão tinham 118 deputados, sendo 42 no PL, 43 no PP e 33 no Republicanos. Agora, segundo os dados da Câmara, o PL saltou para 73 nomes, o PP chegou a 50 e o Republicanos a 45. Ao total, as siglas somam 168 parlamentares, quase um terço dos 513 eleitos nas urnas em 2018.
Confira o tamanho da bancada de cada partido
PL: 73
PT: 56
PP: 50
União Brasil: 47
Republicanos: 45
PSD: 43
MDB: 35
PSDB: 27
PSB: 25
PDT: 20
Bloco PSC/PTB: 17
Solidariedade: 11
PROS: 9
PSOL: 9
Podemos: 8
Novo: 8
Avante: 8
PCdoB: 7
Cidadania: 7
Patriota: 4
PV: 3
Rede: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.