Ministro da Educação anuncia datas de inscrição do Prouni e do Fies
22/07/2022
Auxílio Brasil de R$ 600 deve ser pago no dia 9 de agosto, diz ministro
22/07/2022

Com estoque crítico de sangue, Hemope solicita doações para a população pernambucana

Por Portal Folha de PernambucoDevido às fortes chuvas que ocorreram no Recife, as férias escolares e as festas de São João, as doações de sangue diminuíram na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). O hemocentro alerta a população para a necessidade de mais doações. Atualmente, o estoque de sangue está em níveis críticos, especialmente os tipos O+ e A+, que são os mais procurados. 
Atualmente, a média diária está em 200 doações, porém a instituição necessita de pelo menos 300 doações por dia para suprir as necessidades da demanda hospitalar. O Hemope solicita o apoio dos seus doadores e da população em geral e ressalta que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.  
De acordo com a diretora de Hemoterapia, Anna Fausta, a solidariedade da população é fundamental para esse momento. 
“Não há o substituto para o sangue, então precisamos do doador de sangue que possa fazer sua doação para coletarmos o seu sangue e transformá-lo em vários hemocomponentes que serão ofertados para as pessoas que estão necessitando de transfusão (como é o caso de pessoas acidentadas e pacientes com oncologia)”, afirmou.
O Hemope Recife fica localizado na rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. A instituição funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 às 18h30.
Como doar
O candidato a doar sangue deve estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Já os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal. O pré-doador também deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação.
Documentação necessária
É necessário que o doador leve um documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social), além do cartão de vacina com as duas doses contra Covid-19, e estar com máscara. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.