Wilson Witzel é afastado do Governo do Rio em decisão do STJ
28/08/2020
Rosa Nascimento, a cozinheira que impediu que o Hotel Central do Recife encerrasse as atividades
28/08/2020

Cláudio Castro chega ao Palácio Guanabara e convoca reunião com a cúpula de segurança do RJ

G1

O vice-governador Cláudio Castro chegou ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, sede do governo do Rio de Janeiro na Zona Sul da capital, no começo da tarde desta sexta-feira (28) para assumir o posto de governador.

A primeira agenda do governador em exercício foi uma reunião com a cúpula da segurança do RJ, convocada por ele para esta tarde. A reunião terminou por volta das 17h30.

Por volta das 16h, Cláudio Castro divulgou uma nota em que lamenta os acontecimentos e diz estar à disposição para colaborar com as investigações.

Castro diz ainda que “conduzirá o Estado com transparência e responsabilidade para que a economia e os cidadãos não sejam afetados e reitera a importância do respeito ao cumprimento do devido processo legal, pilar da democracia”.

A expectativa é que participem do encontro representantes das polícias Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e da Procuradoria Geral do Estado.

Wilson Witzel foi afastado do cargo por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por suspeitas de corrupção.

Castro também foi alvo de investigação na Operação Tris in Idem, que culminou no afastamento de Witzel. No entanto, ele foi alvo apenas de mandados de busca e apreensão – não houve determinação de prisão nem de afastamento dele do cargo.

Castro estava em Brasília quando recebeu a notícia de afastamento de Witzel. Ele embarcou em um avião rumo ao Rio pela manhã, após se tornar pública a operação deflagrada com base na decisão do STJ. Ele chegou ao palácio por volta das 14h, não conversou com a imprensa e, segundo seus assessores, está reunido com parte da equipe de governo.

O advogado de Cláudio Castro esteve no imóvel dele, onde foi cumprida a busca e apreensão, e afirmou que foi pego de surpresa e que vai tomar as medidas necessárias assim que tiver acesso ao processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.