Hoje:
25/02/2022
Lula ainda lidera intenções de voto, mas Bolsonaro diminui vantagem
25/02/2022

Carnaval 2022: proibição de festas públicas e privadas começa a valer a partir desta sexta (25)

Folha de Pernambuco – Para conter o avanço da Covid-19 em Pernambuco, a partir desta sexta-feira (25) até o dia 1º de março, começa a valer a proibição de festas públicas e privadas, bailes, shows e desfiles de blocos e troças durante o período que seria celebrado o Carnaval. As novas regras, decretadas pelo Governo de Pernambuco, incluem também a suspensão do ponto facultativo para os servidores de órgãos estaduais.  
De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, o Estado se prepara para o início da sazonalidade das doenças respiratórias no mês de março, o que deve impactar no cenário epidemiológico. 
“Nesse cenário, que ainda é de incertezas, precisamos estar atentos a esse final de semana que seria comemorado o Carnaval. Especialmente agora, não é o momento de correr riscos desnecessários. Precisamos contar com a consciência e atitude de cada um. Nosso apelo é para que todos sigam as orientações e os atuais protocolos, evitando aglomerações e reforçando os cuidados, especialmente com o uso correto das máscaras”, destacou Longo. 
Segundo o médico infectologista da Infectovita e Interne Soluções em Saúde, Raphael dos Anjos, as medidas são importantes para conter a situação da Covid-19 no Estado.  
“Se a gente programar um encontro de multidões, favorecemos a disseminação da doença e o aumento do número de casos. Com isso, o sistema de saúde entrará em colapso e haverá um prejuízo para diversas vidas”, explicou. 
Apesar da proibição das festas de Carnaval, locais como cinemas, teatros, circos, museus, bares, restaurantes, shoppings e centros comerciais seguem em funcionamento. As competições esportivas e jogos de futebol profissional também podem acontecer durante o período. 
Porém, a capacidade dos locais foi reduzida para 500 pessoas ou 50% da capacidade, o que for menor, no caso dos espaços abertos e 300 pessoas ou 50% da capacidade, o que for menor, para locais fechados. As novas regras do Plano de Convivência com a Covid-19 no Estado começaram a valer desde o dia 09 de fevereiro. 
Também é necessário comprovar o esquema vacinal completo e apresentar o teste negativo para a Covid-19 em eventos com mais de 300 pessoas. 
“Nesse período de Carnaval, algumas pessoas vão viajar e vão participar, inclusive, de alguns eventos de porte menor. A gente orienta que tentem evitar esses eventos e caso precise ir, é necessário manter as medidas preventivas como higienização frequente das mãos, utilização das máscaras faciais, e se tiver algum sintoma gripal como tosse, nariz escorrendo e febre, evitar ir para esses lugares”, ressaltou o infectologista. 
Para ter acesso completo a todos os protocolos seguidos pelo Estado para conter o avanço da Covid-19, basta acessar o site com os protocolos setoriais para evitar a transmissão da Covid-19
Fiscalizações 
Durante o período, o Governo de Pernambuco intensifica as fiscalizações na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nas cidades do interior do Estado.
As ações, coordenadas pelo Procon Pernambuco (Procon-PE), acontecem em conjunto com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Além da atuação em bares e restaurantes, as equipes atuam na fiscalização de festas clandestinas, com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel). 
Para denúncias de irregularidades durante o período, o Procon-PE disponibiliza os números: 0800.282.1512 e 3181.7000 (WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.