Dilma Rousseff e Temer são diplomados pelo TSE…
19/12/2014
Treze faculdades reprovadas em Pernambuco…
19/12/2014

Candidatos eleitos em Pernambuco são diplomados pelo TRE…

paulo

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou nesta sexta-feira (19), no Centro de Convenções, em Olinda, a diplomação do governador eleito Paulo Câmara (PSB), do vice-governador Raul Henry (PMDB), do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), de 25 deputados federais e 49 deputados estaduais eleitos em 5 de outubro. Segundo o TRE, a diplomação é um ato formal que encerra o processo eleitoral de 2014 e torna o eleito apto a tomar posse no seu respectivo cargo.

A cerimônia foi presidida pelo presidente do TRE-PE, desembargador Fausto de Castro Campos. De acordo com a Corte eleitoral, todos os candidatos eleitos prestaram contas ao TRE e estão em dia com a Justiça eleitoral. Paulo Câmara, eleito com 68,08% (3 milhões de votos), recebeu o diploma das mãos de Renata Campos, viúva do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que morreu durante campanha presidencial em um acidente aéreo, no mês de agosto. Câmara exibiu um vídeo relembrando a trajetória de Eduardo Campos e foi bastante aplaudido.

Foi Eduardo Campos quem indicou Câmara como candidato do PSB na disputa estadual. “Estou animado para o mandato, para fazer com que as transformações, que eu presenciei como secretário nos últimos oito anos, continuem no mesmo ritmo”, disse.

Câmara comentou que compareceu à diplomação da presidente Dilma Rousseff (PT), na quinta (18), em Brasília, e assegurou que sentiu disposição da líder petista em ajudar a gestão socialista. “Ela foi receptiva, simpática, conhece bem os nossos desafios e se colocou à disposição para ajudar. A gente combinou de conversar sobre as prioridades de Pernambuco e do Nordeste. Temos muitas obras de infraestrutura que estamos trabalhando em parceria com governo federal, tanto hídricas quanto rodoviárias, além de outros projetos em educação, saúde e segurança. Acho que não teremos dificuldades [em obter os recursos necessários]”, afirmou.

 Paulo Câmara foi eleito com 68,08% (3 milhões de votos) (Foto: Luna Markman/G1)

Paulo Câmara foi eleito com 68,08% (3 milhões de votos)
(Foto: Luna Markman/G1)

O vice-governador eleito Raul Henry também recebeu o diploma, seguido pelo senador eleito Fernando Bezerra Coelho, que conquistou a vaga com 64,34% (2,6 milhões de votos). Bezerra Coelho reiterou compromissos assumidos durante a campanha nas áreas de saúde, educação, água, desenvolvimento e novo pacto federativo. Também comentou sobre o repasse de recursos federais. “Como senador vou brigar para que isso seja a realidade do dia a dia, para que Pernambuco tenha acesso às transferências voluntárias de recursos para que a gente toque obras importantes, como Ramal e Adutora do Agreste, o Arco Metropolitano”, explicou.

‘Desconforto’ no PSB

Se no âmbito federal, Fernando Bezerra Coelho acredita que não haverá dificuldades para atuar, na escala estadual ainda espera-se a retomada de conversa entre ele e o governador eleito. É que durante anúncio do novo secretariado de Câmara, no início desta semana, o senador eleito enviou uma nota à imprensa afirmando estar “desconfortável” no governo, já que a indicação de um correligionário dele para a pasta de Desenvolvimento Econômico não foi acatada. “Paulo ainda está concluindo formação da equipe e vamos sentar para conversar, na próxima semana, para ver como a gente colabora nas ações administrativas de governo”, disse.

A lista de deputados federais mais bem votados é liderada por Eduardo da Fonte (PP), que obteve 283.567 votos. Já o deputado estadual Cleiton Gonçalves da Silva, o Pastor Cleiton Collins (PP), foi o que mais obteve votos: 216.874. Os suplentes poderão solicitar os seus diplomas na Secretaria Judiciária do TRE-PE, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, nº 1160, no bairro do Derby, área central do Recife, a partir da próxima segunda-feira (22), das 14h às 18h. (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.